ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Trânsito em ponte atingida por embarcação volta ao normal

Caroline Maldonado | 19/12/2014 07:39
Técnicos usaram macacos hidráulicos para instalar novos aparelhos na estrutura da ponte (Foto: Divulgação/Concessionária Porto Morrinho)
Técnicos usaram macacos hidráulicos para instalar novos aparelhos na estrutura da ponte (Foto: Divulgação/Concessionária Porto Morrinho)

O trânsito na ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, que há mais de três meses funciona no sistema “pare e siga”, será normalizado neste sábado, segundo a Concessionária Porto Morrinho. A estrutura ficou com uma abertura de aproximadamente 20 centímetros após a colisão de um comboio de barcaças no dia 26 de agosto deste ano.

A liberação do trânsito é possível , porque foram concluídas etapas de reparo com movimentação das partes da superestrutura danificadas pelo acidente. O tráfego de veículos acima de seis eixos e 45 toneladas que esteve restrito durante esses três meses já foi liberado nesta semana para transporte sem desmembramento.

Conforme a concessionária, a partir do dia 10 de janeiro de 2015 serão retomadas as atividades de reparação das juntas de dilatação da ponte. Com isso, o trânsito ocorrerá no sistema “pare e siga” em segmentos da ponte por alguns períodos.

Desde o início de outubro, a empresa contratada pela seguradora da concessionária fez troca de aparelhos importantes para a sustentação da ponte. Na semana passada, foram elevadas vigas da superestrutura, com sistema de macacos hidráulicos, para instalação de novos aparelhos de apoio de neoprene, conforme informou o o diretor técnico da Porto Morrinho, Wolney Freire.

A ponte foi atingida em agosto por um comboio de barcaças de um barco empurrador paraguaio. Em 2011, o empurrador Doña Carmen, também de bandeira paraguaia, que transportava 16 barcaças de farelo de soja bateu contra o pilar central da ponte. A colisão também abriu um vão de cerca de 20 centímetros na estrutura da ponte e o tráfego de veículos foi interditado, deixando a cidade isolada por quase seis horas.

Proteção - Em setembro, o Governo do Estado decretou situação de emergência, com o objetivo de conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte de acidentes futuros. A obra foi anunciada pela Seop (Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos).

A superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul informou ao Campo Grande News que está sendo elaborado o edital para contratação do serviço. De acordo com o Dnit, o edital é elaborado na modalidade RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada).

Nos siga no Google Notícias