ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Vacinação da 2ª dose contra o HPV começa na próxima segunda-feira

Viviane Oliveira | 29/08/2014 07:10
Primeira dose da vacina contra HPV foi aplicada em março deste ano, em Dourados. (Foto: divulgação/Prefeitura de Dourados)
Primeira dose da vacina contra HPV foi aplicada em março deste ano, em Dourados. (Foto: divulgação/Prefeitura de Dourados)

A 2ª dose da vacina contra HPV vai estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde a partir de segunda-feira (1º), em Dourados, 233 quilômetros de Campo Grande. As 5,3 mil adolescentes que tomaram a 1ª dose no mês de março deste ano devem procurar os postos.

A vacina quadrivalente contra o papilovírus humano foi incluída este ano no calendário de rotina do SUS (Sistema Único de Saúde). Cada mulher deve tomar três doses da vacina.

A primeira deve ser tomada por adolescentes na faixa etária entre 11 anos e 13 anos 11 meses e 29 dias de idade, sendo dos nove aos 13 anos de idade no caso da população indígena. A segunda dose deve ser tomada seis meses e a terceira dose cinco anos após a primeira.

Seguindo este cronograma, a adolescente que tomou a primeira dose na campanha de introdução da vacina no calendário vacinal do SUS em março deste ano, deve tomar a segunda dose em setembro e a terceira somente em março de 2019.

Desde março as primeiras doses da vacina contra a doença já estão disponíveis nas unidades de saúde. Assim que atingem a idade, as adolescentes já devem seguir aos postos para tomar as doses, sem a necessidade de aguardar por campanhas de vacinação.

Nos siga no Google Notícias