ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Velório de ex-vereador assassinado lota plenário da Câmara de Anastácio

Dinho Vital foi morto a tiros em festa do aniversário da cidade; família pede justiça

Por Fernanda Palheta e Dayene Paz | 09/05/2024 15:38
Plenário da Câmara Municipal de Anastácio lotado durante o velório do ex-vereador Wander Alves Meleiro, conhecido como Dinho Vital, na tarde desta quinta-feira (9)(Foto: Henrique Kawaminami)
Plenário da Câmara Municipal de Anastácio lotado durante o velório do ex-vereador Wander Alves Meleiro, conhecido como Dinho Vital, na tarde desta quinta-feira (9)(Foto: Henrique Kawaminami)

Familiares, amigos e autoridades lotaram o plenário da Câmara Municipal de Anastácio, cidade a 147 quilômetros de Campo Grande, onde está sendo velado o corpo do ex-vereador Wander Alves Meleiro, conhecido como Dinho Vital, de 40 anos, na tarde desta quinta-feira (9).

O prefeito Nildo Alves de Albres (PSDB) esteve no local no início da tarde e ficou ao lado da mãe do ex-vereador, a aposentada Maria Vital, de 68 anos, por cerca de 30 minutos, enquanto esperava a chegada do corpo. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ademir Alves Guilherme (PSD), também ficou ao lado da aposentada. Alguns vereadores também estiveram no local, mas não conversaram com a reportagem durante o velório.

Os pais do ex-vereador ficaram ao lado do caixão e a mãe lamentava constantemente a perda do filho. “Guri novo, cheio de sonhos, uma família tão linda”, dizia. A família ainda levou um cartaz pedindo justiça: “Tudo passa, menos a dor da perca do nosso amigo Dinho. Justiça já a todos os envolvidos nesse crime".

Enquanto as pessoas passavam para se despedir do ex-vereador, os amigos e família cantavam a música "segura na mão de Deus".

Faixa levada pela família ao velório pedindo justiça
Faixa levada pela família ao velório pedindo justiça

Uma familiar passou mal com tontura e foi atendida por uma equipe de socorro que já estava no plenário. Horas antes, a mãe do ex-vereador já tinha passado mal e também precisou de atendimento médico.

A morte – Dinho Vital foi morto depois de ter saído do almoço de confraternização pelo aniversário de 59 anos de Anastácio, realizado na Chácara do Gaúcho, perto da BR-262. O evento é realizado tradicionalmente após o desfile, reunindo políticos do município. Este ano, vários pré-candidatos à prefeitura e à Casa de Leis estavam presentes.

Já era fim de tarde quando o ex-vereador teve discussão com o ex-prefeito da cidade, Douglas Figueiredo (PSDB). Conforme apurado pelo Campo Grande News, o bate-boca começou depois que Nildo Alves (PSDB), o atual prefeito de Anastácio, anunciou que lançaria o antecessor como candidato a voltar para a Prefeitura.

O Corpo de Bombeiros foi chamado pouco depois das 17h para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na rodovia. No local, o óbito foi constatado e a PM (Polícia Militar) foi acionada. Dinho estava caído em frente ao veículo Fiat Toro que, segundo o site O Pantaneiro, tinha pneu furado.

Dois policiais militares estão envolvidos na ocorrência. A informação que circula na cidade é que o sargento e o cabo, que não estavam fardados, faziam parte da equipe de segurança particular contratada por Douglas Figueiredo. Eles negam.

Em nota, a assessoria da PM (Polícia Militar) informou que os tiros foram disparados por dois policiais de folga, acionados por participantes da festa, para que interviessem em caso de pessoa armada no local.

Ainda em nota, a PM alega que os militares viram pessoa armada com pistola, que seria Dinho Vital. Anunciaram que eram policiais e ordenaram que colocasse a arma no chão. "(...) mesmo assim o homem não acatou a ordem legal dos PMs e, com arma em punho, partiu em direção aos policiais". A ação será investigada por meio de um IPM (Inquérito Policial Militar).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias