ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Vídeo mostra momento em que produtor rural morto por índio foi socorrido

Viviane Oliveira | 19/04/2013 10:59
Produtor rural chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. (Foto: reprodução vídeo)
Produtor rural chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. (Foto: reprodução vídeo)

Imagens divulgadas pela Polícia nesta sexta-feira (19) mostram o momento em que o produtor rural e policial militar aposentado Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi socorrido e levado com vida para o Hospital da Vida. A vítima foi espancada na última sexta-feira (12) após um conflito com índios de Lagoa Rica, distrito de Douradina, a 196 quilômetros de Campo Grande.

A vítima estava de bruço no chão com as mãos amarradas, quando foi encontrada por policiais. Os agentes removeram as cordas e colocaram o homem em uma maca. Nas imagens gravadas por um celular o produtor rural aparece mexendo a perna e até conversando. Ele morreu na ambulância a caminho do hospital.

Após o crime, o indígena João da Silva, de 51 anos, também ferido no confronto, foi detido. Outros quadros indígenas foram indiciados pela polícia na última terça-feira (16). De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Batistela, com exceção de João, todos foram ouvidos liberados e vão responder o inquérito em liberdade.

O caso - O produtor Arnaldo era dono de um sítio que faz divisa com a aldeia e, conforme a Polícia, os indígenas cortavam com frequência as cercas da propriedade e em conseqüência disso o gado fugia.

Segundo a Polícia, a vítima por diversas vezes tentou dialogar com os indígenas, mas sem sucesso. No início da semana passada o PM e os indígenas se desentenderam mais uma vez, resultando na morte do aposentado.

Balanço - A Funai (Fundação Nacional do Índio) tem 80 ações na Justiça sobre conflitos entre proprietários e indígenas. Esta foi a segunda morte neste ano. A primeira foi de um adolescente de 15 anos, morto com um tiro na cabeça, no último dia 17 de fevereiro, em uma estrada que separa a aldeia guarani-kaiowá tey´ikue de fazendas na cidade de Caarapó.

Nos siga no Google Notícias