ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Jacini defende que fronteira precisa de estrutura e não de uma nova força

Wendell Reis | 17/12/2011 18:50

O secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, declarou na manhã deste sábado (17), durante inauguração do complexo Buriti-Lagoa, também chamado de PAC Lagoa, que a fronteira do Estado não precisa de uma nova força, mas sim de estrutura.

“O que falta é investimento por parte do Governo Federal, principalmente na estruturação. Aumento de efetivo, recursos para todas as polícias existentes. Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Operações de Fronteira, Polícia Militar de Trânsito. Todas têm folha de serviços prestados a sociedade, mas não é maior porque está dentro dos limites dos recursos existentes, de pessoal e materiais”. O secretário acredita que criar mais uma Polícia não resolveria o problema da fronteira do País. “Esta coisa de criar mais uma Polícia é insensatez”.

O senador Waldemir Moka (PMDB) também falou sobre os problemas da fronteira durante a inauguração do PAC Lagoa. Para o senador, a proposta de fechar as embaixadas bolivianas no Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul em repúdio a decisão do País vizinho de regularizar automóveis brasileiros não é a melhor solução.

“A Questão é policial. Não é a melhor solução fechar a fronteira e penalizar a população. É preciso fazer um trabalho de inteligência e pressionar politicamente. Qualquer ação diplomática ou sansão. Mas, fechar a fronteira não vai resolver problemas”.

Moka lembrou que participou da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico e aprendeu que o mais importante para o combate aos crimes é o serviço de inteligência. “Saber onde atuar e atacar a lavagem de dinheiro do narcotráfico. Proibir contrabando. Ai sim, fechar a fronteira, para evitar a entrada de drogas no Mato Grosso do Sul”, avaliou.

Nos siga no Google Notícias