ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Juiz nega liminar contra cobrança de IPTU progressivo

Redação | 11/02/2010 18:09

O juiz da 6ª Vara de Fazenda Pública, José Ale Ahmad Neto, negou liminar, no mandado de segurança, contra a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo em Campo Grande. O pedido foi feito pela empresa Jardim Arantes & Cia, que recorreu para não pagar R$ 83 mil em tributos.

Conforme o magistrado, que extinguiu a ação ao julgar o mérito nesta quinta-feira, a cobrança de alíquota progressiva, de 1% a 3,5%, do IPTU 2010 não é inconstitucional. A empresa recorreu à Constituição Federal e ao Estatuto das Cidades (Lei Federal 10.257/2001) para argumentar que as alíquotas estabelecidas sobre área não edificadas são ilegais.

No entanto, Ahmad Neto julgou o pedido improcedente. "No segundo, é artifício utilizado para, por meio de exacerbação da carga tributária, obterem-se resultados diversos, não arrecadatórios, como desestímulo a manutenção de propriedades rurais improdutivas ou à subutilização de solo urbano", destacou.

"Por todos esses parâmetros, denota-se que a intenção do impetrado (prefeitura) não é a de punir seus munícipes pela ausência de construções - progressividade extrafiscal -, mas, sim, aumentar sua renda, formulando, por isso, critérios específicos que tornam mais vultosa a quantia a ser paga pelo contribuinte - progressividade fiscal", completou.

"Ora, consoante já exposto, após a Emenda Constitucional nº 29/2000,

restou autorizado a prática da progressividade em razão do valor do imóvel ou, como no caso concreto, a utilização de alíquotas diferenciadas de acordo com a localização e o uso do imóvel", frisou.

Nos siga no Google Notícias