ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Juizado Especial vai descartar 55 mil processos amanhã

Redação | 26/11/2009 12:15

A 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Campo Grande descartará amanhã 55 mil processos. A audiência para promover o descarte acontecerá a partir das 14h na Rua Francisco Galvão Paim, 1.709, no Bairro Cristo Redentor. O edital foi publicado no Diário Oficial de Justiça de 7 de outubro deste ano.

Estes feitos encontravam-se no arquivo e com a temporalidade cumprida por lei, razão pela qual foram selecionados para ser eliminados. A medida atende a política de Gestão Ambiental adotada pelo Tribunal de Justiça e também de otimização da utilização dos espaços físicos do Poder Judiciário Estadual . Trata-se do 2º descarte realizado no TJMS e, de agora em diante, o intuito é torná-lo uma medida periódica. Em 2010, outras eliminações semelhantes devem ocorrer.

O descarte dos processos tem sido objeto de estudo há muito tempo no Tribunal. O próprio presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Rêmolo Letteriello, no ano de 2003, já havia começado a fazer esse trabalho e com a evolução da digitalização, em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, foi elaborado um projeto mais moderno para o descarte processual.

A norma de eliminação foi publicada no último mês de setembro pelo Conselho de Supervisão dos Juizados. A Instrução Normativa nº 18 estabeleceu justamente a política de gestão dos processos arquivados para eliminação física dos autos das ações transitadas em julgado e definitivamente arquivadas, no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de primeiro e segundo graus do Estado de Mato Grosso do Sul, levando em consideração a necessidade de preservar as ações judiciais transitadas em julgado de interesse para o patrimônio histórico e o elevado custo no armazenamento de processos findos.

Nos siga no Google Notícias