ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Justiça autoriza transporte escolar em área ocupada por índios em Rio Brilhante

Nícholas Vasconcelos | 09/10/2012 16:47

Uma liminar da Justiça Federal autorizou a entrada do ônibus do transporte escola da Prefeitura de Rio Brilhante na comunidade indígena Laranjeira Ñanderu, a 150 quilômetros de Campo Grande. A área na fazenda Santo Antônio da Nova Esperança está em disputa judicial desde 2007 e é ocupada por indígenas da etnia guarani-kaiowá.

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal) em Dourados, as 52 crianças da comunidade eram obrigadas a percorrer 4 quilômetros a pé ou de bicicleta para chegar até a BR-163, ponto de parada mais próximo do transporte escolar. A frequência dos alunos ficava comprometida por conta do frio e da chuva, além do perigo do trânsito pesado da rodovia.

A decisão judicial afirma que a passagem do ônibus pela propriedade “está abrangida pelo direito fundamental dos indígenas à educação, não podendo esta ser tolhida em razão da presente discussão (sobre a posse da área). (As crianças não podem) ser compelidas, em caso de eventuais impossibilidades, a se deslocarem a pé até determinado local de passagem do ônibus, se possível que este chegue até elas.”

O Ministério Público F encaminhou um ofício à Prefeitura solicitando formalmente a livre passagem do ônibus escolar dentro da propriedade, uma vez que não havia nenhum impedimento legal para tanto. Além dos veículos, a Funai (Fundação Nacional do Índio), a PF (Polícia Federal) e o Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), já possuem livre passagem pela propriedade.

Laranjeira Ñanderu -Os indígenas já ocuparam a área, acabaram removidos se instalaram em beira de estradas e foram autorizados a permanecer na terra até que o estudo antropológico fosse concluído.

Em março deste ano, a 5ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), determinou a suspensão da ordem de reintegração de posse de área ocupada pela comunidade indígena Laranjeira Ñanderu na reserva legal da Fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, até a realização da perícia antropológica que irá definir se a área é de tradicional ocupação indígena.

De acordo com a PRR-3 (Procuradoria Regional da República da 3ª Região), a retirada dos indígenas ofenderia os direitos fundamentais da comunidade indígena, na medida em que acarreta sacrifícios desproporcionais para os indígenas.

A ação foi ajuizada pelos proprietários contra a comunidade indígena que afirmavam que, embora tivesse deixado a área anteriormente e acampado às margens da BR 163, os guarani-kaiowá haviam retomado a reserva legal por determinação judicial em 2009.

Nos siga no Google Notícias