ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça do MT manda emissora transmitir jogos às quartas

Redação | 29/05/2008 14:45

Em decisão proferida nesta terça-feira (27), a Justiça do Mato Grosso obriga a Televisão Centro América LTDA e a Rede Globo de Televisão a voltar a transmitir os jogos de futebol às quartas-feiras. A emissora pode recorrer.

Com a reclassificação de horários, os jogos passaram a ser apresentados em forma de compacto, uma modificação que também atingiu Mato Grosso do Sul.

Já aqui no Estado, não há conhecimento sobre ação impetrada para garantir a retomada das transmissões ao vivo.

Na decisão de Mato Grosso, o Juízo da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular da Comarca de Cuiabá, obriga a transmissão dos campeonatos de futebol profissional brasileiro, assim como é passado aos demais Estados. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 100 mil por jogo.

Nesta quarta-feira a decisão não foi cumprida. Até ontem a emissora não havia sido notificada.

A decisão foi proferida nos autos de uma ação civil pública interposta pela Defensoria Pública do Estado. O juiz responsável entende que não se trata de intromissão do Estado na autonomia das emissoras quanto à programação, mas, de garantir efetividade à manifestação cultural que o futebol representa.

Na liminar, o magistrado destacou a Lei nº. 9615/98, conhecida como Lei Pelé, que em seu artigo 4º, § 2º, informa que "o sistema Brasileiro do Desporto compreende: § 2º. A organização desportiva do país, fundada na liberdade de associação, integra o patrimônio cultural brasileiro e é considerada de elevado interesse social".

Segundo o magistrado, a Televisão Centro América LTDA e a Televisão Globo LTDA não podem fugir do compromisso que assinaram nas respectivas concessões, pois devem observar o interesse público.

Nos siga no Google Notícias