ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mãe pede Justiça por filho morto pela PM após assalto

Redação | 06/10/2010 13:34

A cabeleireira Darci Batista de Rezende, de 45 anos, dedica os últimos 2 meses a cobrar justiça depois da morte do filho Luiz Eduardo Batista de Rezende,aos 21 anos. Ela diz que o rapaz foi executado pela Polícia Militar, no dia 3 de agosto, por ser suspeito de assaltar uma lan house no bairro Piratininga, em Campo Grande.

"Ele não resistiu à prisão e não estava com nenhuma arma", argumenta a mãe que reuniu quatro testemunhas e documentos para tentar provar a inocência do filho Ela procurou o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em busca de apoio jurídico.

Professor universitário e promotor de Justiça aposentado, o advogado que acompanha o caso, Ulisses Duarte, de 65 anos, explica que foi feita uma representação na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) pedindo providências sobre o caso.

Ele informou que a Secretaria determinou a abertura de inquérito militar e a mãe já prestou depoimento. Duarte conta que, inconformada com a morte, a cabeleireira conseguiu uma declaração do assaltante de que o filho dela não estava envolvido no crime. Outra declaração de uma pessoa que se diz testemunha do crime foi enviada à Sejusp.

Nela, um rapaz conta ter visto um policial militar gritar para o jovem que estava em um lava jato do posto de combustíveis na esquina da Albert Sabin com a José Rosa 'sai sai' e em seguida atirar.

A pessoa cujo nome é preservado, mas foi informado à Sejusp, diz que em seguida um cabo da PM passou com uma pistola .40 e enquanto o jovem gritava de dor pelo tiro na nádega, disparou mais uma vez. Conforme a mãe, o segundo tiro atingiu a nuca do rapaz.

"Se prevalecerem as provas nós estamos diante de um homicídio. Não é ação policial normal", defende o advogado. Ele diz que apesar de o garoto ter tido problemas com a Polícia na adolescência, não havia nenhum processo contra ele. "Era réu primário, não tinha condenação alguma", ressalta.

Duarte argumenta que o tiro que matou o rapaz foi na nuca. "Tiro nas costas ou pelas costas não é legitima defesa", diz. Ele não entra no mérito de o jovem ter ou não participado do roubo, porque segundo o advogado isso compete à Polícia Civil.

Assalto

Nos siga no Google Notícias