A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

09/05/2011 14:55

Mais da metade do público-alvo ainda não se vacinou contra gripe em MS

Débora Diniz, de Brasília
Vacina contra a gripe pode ser tomada até o dia 13 de maio. (Foto: João Garrigó) Vacina contra a gripe pode ser tomada até o dia 13 de maio. (Foto: João Garrigó)

Mais da metade do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ainda foi imunizado em Mato Grosso do Sul. Faltando quatro dias para fim da mobilização, apenas 43,72% das 421.902 integrantes da população focada pela campanha foi a um dos postos instalados no estado.

Até sexta-feira, dia 13, quem tem a partir de 60 anos, gestantes em qualquer período da gravidez e crianças de seis meses a dois anos deve procurar um dos postos. Outro alvo da campanha, os indígenas estão sendo vacinados nas aldeias em que vivem. Em todo o Mato Grosso do Sul, a cobertura não passa de 37,03% dos 68.883 indígenas previstos.

Os dados são referentes ao total de vacinação informada pelas secretarias estaduais e municipais ao Ministério da Saúde até às 12h desta segunda-feira. Trabalhadores da área de serviços de saúde, que estão seguindo as orientações das autoridades estaduais e municipais, também fazem parte da meta.

Até o meio-dia, 12.704.814 pessoas se vacinaram, em todo o Brasil. O número representa 42,4% de toda a população alvo, de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população – o que representa cerca de 24 milhões de pessoas. Portanto, os 12,7 milhões de vacinados representam mais da metade da meta.

Público-alvo- Até este horário, as maiores coberturas estavam entre as crianças de seis meses a menores de dois anos, com 47,5% da população desse grupo vacinados; e idosos com 60 anos e mais, com 44,8%. Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura estava em 38,9%.

Gestantes (28,6%) e indígenas (21,3%) tinham as coberturas mais baixas, até o meio dia desta segunda-feira. No caso das grávidas, deve-se considerar que o cálculo é feito com base no número de nascimentos durante todo o ano.

Por isso, é preciso levar em conta as gestantes que deram à luz nos primeiros meses do ano, antes da vacinação, e as que vão engravidar após a Campanha.

Em Mato Grosso do Sul, excetuando-se os profissionais de saúde – que já atingiram 50,22% do público-alvo – o maior percentual de vacinados está entre os idosos, com 49,05% de cobertura. A mais baixa é a entre as gestantes, com apenas 26,34%.

Em relação aos indígenas que vivem em aldeias, deve-se considerar o fato de que eles habitam áreas remotas, de difícil acesso. Por isso, os dados só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes voltam das aldeias.

Vulneráveis-O Ministério da Saúde está reforçando o apela para que todo o público-alvo seja vacinado, pois são as pessoas mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. Durante a campanha, são mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no País.

Promovida por todo o SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

As únicas contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado. (Com informações da Agência Saúde)

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


Seguinte, já que encontram-se sobrando doses de vacina porque não vacinar as pessoas com doenças crónicas como o Diabetes, que é o meu caso, eu me desloquei até o posto do Guanandi, chegando lá expliquei que eu tenho 55 anos, e tenho o diabétes, e eles me mandaram de volta para casa sem a vacina, mais o ano passado foi diferente, e eu consegui vacinar, e foi otimo não contrai a gripe durante dodo o ano. Se o senhores der uma força para nos eu agradeço de coração Atenciosamente, João Teixeira Júnior.
 
João Teixeira Júnior em 10/05/2011 08:42:06
ANA, ISSO ACONTECE DIRETO, SABE PORQUE? PQ HÁ UMA MÁ VONTADE IMENSA POR PARTE DE QUEM TÁ ALI PRA SERVIR. É FUNCIONARIO PUBLICO E NAO SERVIDOR PUBLICO. TEM DIFERENÇA MESMO.
 
LUCIANO MARQUES em 09/05/2011 11:12:45
EU NAO CONSIGO ENTENDER PQ ATE AGORA, NENHUM PODER PUBLICO, ENTROU COM ALGUMA AÇÃO OBRIGANDO E EXIGINDO QUE ESSA VACINA SEJA DADA A QUEM QUISER. SEM RESTIÇÕES E SEM DISCRIMINAÇÕES. AFINAL TODOS SOMOS SERES HUMANOS, TODOS PODEMOS CONTRAIR A GRIPE E SER INTERNADO, TODOS PAGAMOS IMPOSTOS E TEMOS DIREITO DE RECEBER E A PROTEÇÃO.
 
LUCIANO MARQUES em 09/05/2011 11:11:01
Os locais de vacinação? Somente nos postos de saúde?
 
Lucia M Cruz em 09/05/2011 10:02:15
Vai ser bem difícil atingir a meta, pois no dia dedicado a campanha de vacinação, a TV anunciou que todos os supermercados estariam vacinando. Levei meu filho em dos supermercados e não quiseram atender o meu filho de 10 meses pq nao havia maca para vacinar. Levei ao posto de saúde e lá ao colocá-lo na maca, o enfermeiro disse que não precisaria da maca pois sentado no meu colo seria mais seguro....vai entender!!! Montam um posto de vacinação incompleto e ainda querem bater a meta ??!!
 
Ana Marcia Piccini em 09/05/2011 03:41:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions