ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Mato Grosso do Sul tem 120 mil pessoas em situação de extrema pobreza

Aline dos Santos | 05/05/2011 10:20
Em MS, são mais de 120 mil pessoas em situação de miséria (Foto: João Garrigó / Arquivo)
Em MS, são mais de 120 mil pessoas em situação de miséria (Foto: João Garrigó / Arquivo)

A miséria é realidade para mais de 120 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, a população em situação de extrema pobreza está distribuída em 33.193 domicílios, sendo a maioria moradora na zona urbana.

O governo federal enquadra nesta situação os brasileiros com renda mensal de até R$ 70. Além da renda, foram levados em conta aspectos como a infraestrutura das residências, o nível de escolaridade e a idade dos moradores.

O limite anunciado levou em conta o índice usado pelas Nações Unidas para o cumprimento das Metas do Milênio, que é de US$ 1,25 ao dia, a renda necessária para o consumo de alimentos e a faixa de extrema pobreza utilizada para o Bolsa Família.

A linha da extrema pobreza tem como base os dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e estudos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). No Brasil, são 16,2 milhões de pessoas vivendo em situação de miséria.

Dentre os 26 Estados e o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul é o 24º no ranking da pobreza. A Bahia concentra o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza: 2,4 milhões. O Distrito Federal aparece em último, com 46.588 pessoas.

A presidente Dilma Roussef (PT) anunciou que vai lançar o Programa Brasil sem Miséria, voltado às pessoas que vivem em extrema pobreza.

Nos siga no Google Notícias