A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/05/2013 17:56

Mesmo com prorrogação, vacina contra gripe ainda não atingiu meta

Nícholas Vasconcelos

Mesmo depois de prorrogada por mais duas semanas, a campanha de vacinação contra a gripe ainda não atingiu a meta em Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, do público alvo de 456 mil pessoas no Estado, foram vacinadas 321.743 até às 17h32, que corresponde a 70,47%.

Dos 79 municípios, o que tem menor imunização é Santa Rita do Pardo. Das 1.009 pessoas que deveriam ser vacinadas, apenas 42 compareceram aos postos de imunização, o que corresponde a 4,16%. Já em Bandeirantes, a meta de 1.065 doses foi extrapolada e 1.107 foram imunizadas.

Os grupos de risco definidos pelo Ministério são os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, baixa imunidade e transplantados.

Na Capital, a imunização chega 65,06% com a aplicação de 85.475 doses das 131.370 previstas. Para tentar ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Campo Grande faz a chamada busca ativa do público alvo, que é ir atrás das pessoas que ainda não compareceram aos postos.

Dos grupos que fazem parte do público alvo na cidade, foram os idosos que mais compareceram às unidades de saúde,com índice de 72,74% da meta. O menor índice ficou com a população indígena, onde foi registrado o percentual de 32,53%.

A vacina protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e o da gripe B, os principais tipos que circularam no país no ano passado.

A dose é apontada como o método mais eficaz de prevenção a gripe, doença que se torna comum no Outono e Inverno. Nesses períodos as temperaturas caem e as pessoas ficam mais tempo em espaços fechados.

 

Dourados faz mobilização para ampliar vacinação contra gripe
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (3) uma mobilização para ampliar a cobertura da vacina contra a gripe. O objetivo é atingir pelo menos ...
Outono quente reduziu procura pela vacina contra gripe, diz Ministro da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (26) que a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para início de abril e as ...
Possibilidade de epidemia de gripe aliada à dengue preocupa saúde do Estado
A possibilidade, por menor que seja, de enfrentar duas epidemias ao mesmo tempo já traz preocupações às autoridades de saúde de Mato Grosso do Sul. C...
Governo está vigilante quanto ao novo vírus da gripe aviária na China
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (24) que a pasta está vigilante em relação aos casos registrados na China do H7N9 - uma mutação do...


Estou indignada.......minha filha de 4 anos nao pode tomar a vacina apesar de apresentar problema respiratório crônico...mas TODOS os presidiários vão....infelizmente podemos ver como é a balança nesse país! Ser bandido vale mais a pena que ser cidadão de bem....antes que alguém fale, eu sei q são seres humanos, mas a PRIORIDADE não deveria ser os cidadãos de bem?Eles fizeram a escolha deles.....
 
Stephanie de Jesus Lima em 14/05/2013 09:23:16
Eu acho uma Palhaçada essa prorrogação dessa vacina ,quem quer tomar não pode e quem pode não toma ,não é possível que nesse tempo todo que esteve disponível a vacina essas pessoas não tiveram como ir ao posto de saúde .Eu tenho uma filha de 5 anos que fica sempre doente com gripe e a garganta inflamada eu quero dar essa vacina para ela e não posso por que as pessoas que podem tomar não vão ao posto tomar e ai fica difícil dar para as outras pessoas..fica aqui minha Revolta acho que se não atingiu a meta é por que as pessoas não querem tomar muitas tem medo de ficar gripadas e ai não vão ao posto.
 
Gleice Pontes em 13/05/2013 08:46:36
Matéria assim de grande importancia nem comentário tem. Nosso povo também está meio perdio. Por isso que ficam reclamando em postos de saúde; destina-se milhões para comprar vacina para ajudar essas criaturas, é de graça e ainda não vão no posto tomar. Pode reclamar do governo???? Amanhão estarão em filas reclamando de gripe ou pneumunia e dizendo que não tem médico. Ridículo nossa cultura e continua contaminando os mais novos.
 
luiz alves em 10/05/2013 08:30:06
Acho que o Ministério da Saúde deveria repensar o calendário da vacinação, pois quando esta começa, algumas pessoas já estão gripadas. Aqui, o clima seco contribui para os problemas respiratórios. Eu mesma ainda não levei meu filho de um ano para vacinar, pois ele apresentou coriza e tosse desde meados de abril, e sem apresentar melhora significativa não é possível aplicar a vacina.
 
Rosângela Cypriano Mattos em 10/05/2013 08:29:12
Seguinte eu tenho diabetes, mais vou ao posto para tomar a vacina, eles diz que tem que esperar se sobrar ai pode tomar, eu não entendo, como pode ser isso, se ta sobrando vacina.porque não vacinam de uma vez e param com essa frescura. fui no posto do Buriti,não pode fui ao posto do Guanandi tambem não pode onde vamos parar com isso.So por Deus mesmo.
 
João Teixeira Júnior em 10/05/2013 08:28:33
Não entendo mais nada, na mídia sai a noticia que não atingiram a media de vacinação, mas eu sou portadora de doença cronica e não consegui tomar a vacina ate a data de hoje-10/05/13.
Fui em 02 PS - da Vila Almeida a atendente sequer me recebeu e olhou o meu laudo, falou que não tinha mais vacina na data de 07/05/13.
No PS da Santa Carmélia, a atendente não quer o laudo da patologia, disse que tem que ter uma autorização médica. No meio de comunicação (TV) não esclarece da autorização do médico no caso de portadores de doença crônica.
Será que tem que ter olhos azuis e ser puxa-saco de algum politico para Eu tomar essa
vacina ou será que é incompetência/falta de conhecimento dos profissionais de saúde?
NÃO TOMEI A VACINA!!! Será que tenho que morar em PARIS??? Ou vou no LIXO procurar??
 
Selia matoso em 10/05/2013 08:24:29
Se nao tivesse restrição de idade ja teria atingido a meta. Crianças somente ate 2 anos que podem se vacinar, ou seja, as crianças acima de 2 anos nao podem tomar por que? Absurdo!
 
diana de oliveira rodrigues em 10/05/2013 08:20:54
NÃO ATINGIU NEM NUNCA VAI ATINGIR POIS TODA VEZ QUE CHEGA NO POSTO DO BURITI ELAS FALAM QUE A VACINA ACABOU, FUI 5 VEZES LEVAR MINHAS FILHAS E NÃO CONSEGUI, DE TANTO FAZER DE BESTA AS PESSOAS ACABAM DESISTINDO...
 
Denilaine Lara em 10/05/2013 07:28:12
O que será feito com as vacinas que sobraram? Vão permitir que pessoas mais jovens sejam vacinados ou vão jogar no lixo?
 
nilza da rocha caruso em 09/05/2013 19:57:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions