ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mesmo sem epidemia, quatro vírus da dengue circulam em Campo Grande

Viviane Oliveira e Luciana Brazil | 20/02/2014 16:19
Secretario diz que a dengue está sob controle na cidade. (Foto: Cleber Gellio)
Secretario diz que a dengue está sob controle na cidade. (Foto: Cleber Gellio)

Mesmo sem epidemia, quatro vírus da dengue: tipos 1, 2, 3 e 4 circulam em Campo Grande, de acordo com o secretário de Saúde do Município, Ivandro Fonseca. O tipo 3 ainda não tinha sido encontrado no Estado.

Segundo o secretario, a doença está sob controle graças às inúmeras ações corretivas feitas no ano passado, agora, as ações são preventivas. “Em janeiro de 2013 foram 24 mil casos de dengue, cerca de 1.500 por dia e oito mortes”, conta.

Neste ano, afirma, foram 600 e nenhuma morte no primeiro mês do ano. “Além de nenhuma ocorrência de dengue hemorrágica”, completa o secretário. Ele enfatizou ainda que já foram realizadas 80 caminhadas contra a dengue em vários bairros e até abril estão previstas 190.

Além disso, no próximo sábado deve acontecer o primeiro "rolezinho contra a dengue", no Centro. Conforme Ivandro, 13% de incidências de focos do mosquito estão no comércio, 77% em residências e o restante em terrenos baldios.

Está tudo sob controle, apesar dos quatros tipos de vírus circular na cidade. “Quando acontece uma epidemia, consequentemente reflete na economia, ou seja, na hospitalização e na contratação de pessoal. Quando não tem, também reflete, mas de forma positiva”, finaliza.

No ano passado foram investidos no combate da dengue R$ 12 milhões. Com o montante foram comprados 20 veículos, além de gastos com recursos humanos. Quem quiser denunciar situações que podem facilitar o avanço da doença na Capital, pode ligar para o 3314-4639.

No Estado - De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Campo Grande e mais nove cidades estão em estado de alerta com média incidência de casos de dengue, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (19).

Além da Capital, Corumbá, Novo Horizonte do Sul, Alcinópolis, São Gabriel do Oeste, Jateí, Água Clara, Bandeirantes, Ladário e Figueirão estão com incidência de casos da doença. Na semana passada eram sete cidades.

Os municípios de Bodoquena, Rio Negro e Antônio João continuam com alto índice de infestação, quando os casos suspeitos são acima de 300 por 100 mil habitantes. De acordo com o levantamento já são 1.845 notificações de suspeitas da doença em todo Estado. Desse número, 907 casos são em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias