ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Metade dos pescados congelados vendidos em MS está abaixo do peso

"Operação Quaresma", da Agência Estadual de Metrologia, verificou estabelecimentos em 11 cidades sul-mato-grossenses, inclusive na Capital

Richelieu de Carlo | 18/03/2017 20:20
Fiscal verifica peso de pescado em embalagem. (Foto: Divulgação/AEM-MS)
Fiscal verifica peso de pescado em embalagem. (Foto: Divulgação/AEM-MS)

Em fiscalização denominada “Operação Quaresma”, fiscais da AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia) constataram que metade das embalagens de pescados e crustáceos congelados vendidos em Mato Grosso do Sul contém peso abaixo do especificado.

A operação ocorreu, entre os dias 30 de janeiro a 16 de fevereiro deste ano, em estabelecimentos comerciais de Chapadão do Sul, Cassilândia, Naviraí, Caarapó, Dourados, Itaporã, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu e Campo Grande.

Essa é a maior operação do gênero já realizada no Brasil, assegura o diretor presidente da AEM/MS, Nilton Rodrigues. Foram coletadas 1.850 amostras de 42 marcas diferentes. Os produtos com as mesmas especificações foram divididos em 79 grupos para serem pesados e o resultado apurado pela média. Destes 79 exames, 39 foram reprovados e 40 aprovados.

Em um dos casos, o filé de peixe congelado Linguado da marca 7 Barbas, a diferença entre o que constava na embalagem e o que mostrou a balança foi de até 30% a menos. Ao invés de 800 gramas, o peso apurado foi de 555,7 gramas.

O filé de peixe congelado Cascudinho do Mar, da marca Vitalmar, que deveria conter 800 gramas na embalagem, pesou em média apenas 588,2 gramas. Uma defasagem de 26%. Também da Vitalmar, o filé de Merluza tinha diferença de 190 gramas na embalagem de 800 gramas, constataram os fiscais da AEM/MS.

A Vitalmar e a Costa Sul Pescados – ambas de Santa Catarina – figuram como campeãs em reprovações, com todas as 7 análises de produtos pesando menos do que o especificados na embalagem. Zaltana, Copacol e Rio Preto tiveram duas análises aprovadas e duas reprovadas, cada uma. 

A marca com o melhor índice de aprovação foi a Mar & Terra, de Itaporã (MS), com oito amostras aprovadas e apenas uma reprovada, e ainda assim com diferença de apenas 22 gramas na embalagem de um quilo.

Dos 39 produtos com pesos diferentes (para menos) do que consta na embalagem, 30 foram retirados de comercialização no Estado pela alta margem de distorção. As empresas produtoras foram chamadas para corrigir o erro e, caso não o façam, esses produtos podem ter a venda. É tolerada uma diferença máxima de 3%, explica Rodrigues. “A retirada desses produtos do mercado é uma medida para proteger o consumidor de prejuízo”, frisou.

Veja a lista completa dos produtos pesquisados aqui.

* Matéria alterada às 13h54, do dia 20 de março, a pedido da comunicação da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) por conter erros de informação. As empresas Eat Fish, Linares Brazilian Fish e Brasmar, que constava como reprovadas, tiveram todas as suas amostras coletadas aprovadas pela AEM-MS.

Nos siga no Google Notícias