ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ministério declara estado de emergência ambiental em MS

Redação | 05/04/2010 09:15

O Ministério do Meio Ambiente baixou portaria, pelo terceiro ano consecutivo, declarando estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul e mais 13 estados. A medida é tomada anualmente e possibilita a contratação de brigadistas municipais para o atendimento de emergências ambientais, com seleção simplificada.

Na lista estão Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos os locais estão em alerta constante por conta das queimadas.

A portaria considera os compromissos internacionais do Brasil em evitar emissões de CO2 para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais.

Também leva em conta as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Mudanças do Clima e a ameaça eminente de focos de queimadas na estação seca que se inicia, caracterizando alto risco ambiental.

Experiência - No ano passado, pela primeira vez o sistema de brigadas foi testado na região do Pantanal, com fogo debelado em fazendas.

Mato Grosso do Sul já criou 4 grupos de combate ao fogo: 2 em Corumbá, 1 em Porto Murtinho e outra em Aquidauana, com 59 homens contratados no ano passado.

O contrato vale por 5 meses e acabou em dezembro. Agora será aberta nova seleção e além desses 4 grupos haverá brigada do Prevfogo em Jateí e Miranda. no total serão 89 brigadistas.

A seleção será aberta, provavelmente em maio e até julho os convocados devem ser treinados.

O analista ambiental do Ibama, Alexandre Pereira, diz que a experiência de 2009 foi um avanço importante para o estado. "Antes, só o tempo (chuva) conseguia acabar com os incêndios florestais no Pantanal", lembra.

Nos siga no Google Notícias