ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ministro deverá declarar 2 áreas indígenas em 15 dias

Redação | 04/03/2010 16:37

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, deverá publicar em 15 dias portarias declarando duas terras indígenas em Mato Grosso do Sul, que deverão totalizar 49 mil hectares.

A promessa foi feita hoje aos índios terenas pela coordenadora-geral de processos judiciais e disciplinares do Ministério da Justiça, Giselle Cibilla Silva. Segundo o chefe de meio ambiente da coordenação regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Jorge Antônio das Neves, a documentação será encaminhada em 15 dias para o ministro.

Ele assinar as portarias declarando duas áreas como terras indígenas. A primeira será a Reserva Buriti, em Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, que poderá passar a contar com 17,3 mil hectares.

A outra é a Taunay e Ipegue, que conta com 32 mil hectares e deverá abranger o distrito de Taunay, em Aquidauana. Os índios esperam pela declaração há cerca de 10 anos e os conflitos se intensificaram nos últimos sete anos, quando houve a ocupação, pela primeira vez, de fazendas em Dois Irmãos e Sidrolândia.

Amanhã, os índios vão ao Supremo Tribunal Federal pedir a agilização no julgamento do recurso que impede a ampliação da Reserva Cachoeirinha, em Miranda. O encontro está previsto para as 16h.

Nos siga no Google Notícias