ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MP quer licitação para definir responsável pela linha para Corumbá

Segundo a promotoria, prazo de vigência do contrato terminou em 3 de fevereiro de 2016

Aline dos Santos | 24/10/2017 10:15
Andorinha faz a linha entre Campo Grande e Corumbá. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Andorinha faz a linha entre Campo Grande e Corumbá. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

O contrato para exploração da linha de ônibus, com trajeto  de 419 km entre Campo Grande e Corumbá, não deve ser prorrogado ou renovado sem nova licitação.

A recomendação é do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que aponta que a concessão está com prazo de validade vencido. O pedido foi encaminhado ao governo do Estado, Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos).

De acordo com o promotor Luciano Bordignon Conte, a concessão do serviço público de transporte intermunicipal de passageiros da linha 059 (Corumbá/Campo Grande), para a empresa de Transportes Andorinha S/A foi outorgada sem prévio procedimento licitatório na origem e sofreu diversas prorrogações.

Em 1988, a Constituição Federal determinou que fosse '”extintas todas as concessões de serviços públicos outorgadas sem licitação”.

Ainda conforme a promotoria, o prazo de vigência do contrato terminou em 3 de fevereiro de 2016 e o Estado não realizou a abertura de procedimento licitatório para concessão de exploração da linha.

Segundo o diretor-presidente da Agepan, Youssif Domingos, a agência fiscaliza os contratos de concessão, mas cabe à Seinfra lançar processo licitatório. Segundo ele, há outros contratos vencidos, mas a legislação prevê a continuidade do serviço até elaborar o plano diretor de transportes.

Nos siga no Google Notícias