ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MPE vai pedir mudanças nas regras de ocupação do solo

Redação | 01/03/2010 13:35

O MPE (Ministério Público Estadual) vai abrir procedimento administrativo e solicitar à prefeitura de Campo Grande que sejam adotadas medidas para impedir que a cidade venha a ter novos prejuízos como os provocados pelo temporal de sábado. Segundo a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, será solicitado à prefeitura que reveja tanto o Plano Diretor da cidade quanto a Lei de uso do solo.

Segundo ela, o objetivo é impedir novas construções nas áreas de preservação ambiental, como a margem dos córregos, aumentar o reflorestamento da cidade e, por consequência, a taxa de permeabilidade do solo. Essas alterações fariam com que a água das chuvas infiltrasse mais facilmente na terra, evitando situações como a de sábado.

A promotora participou nesta manhã da entrevista coletiva em que o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), acompanhado de uma série de parlamentares, falou dos prejuízos decorrentes da chuva e das medidas a serem adotadas.

Conforme Mara Cristiane, o trabalho será em parceria com o Município para decidir que mudanças podem ser adotadas. De acordo com ela, a tendência é que seja firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) prevendo medidas corretivas dos problemas.

Só em caso de descumprimento desse acordo é que a prefeitura correria risco de ser acionado na Justiça pelo Ministério Público.

A promotora criticou a forma como a cidade vem sendo ocupada por prédios, inclusive próximo a reservas e córregos.

Ela defendeu que sejam feitas mudanças que preservem a horizontalidade da cidade, o que considera uma das grandes belezas de Campo Grande.

Mara Cristiane afirma que não é contra o desenvolvimento, mas que ele pode ser feito respeitando a natureza.

No dia 4, a Câmara Municipal faz audiência Pública sobre o Plano Diretor.

Nos siga no Google Notícias