ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MPF denuncia jornalista de Minas Gerais por racismo contra guarani-kaiowás de MS

Aliny Mary Dias | 09/07/2013 07:15

O autor de uma coluna publicada no jornal O Tempo de Minas Gerais foi denunciado pelo MPF-MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) por racismo contra a etnia Guarani-Kaiowá. O órgão pede indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos.

O colunista Walter Navarro, que não atua mais no jornal mineiro, publicou um texto referente à etnia em novembro de 2012, quando muitos usuários do Facebook inseriram a etnia Guarani-Kaiowá como sobrenome.

Algumas frases como “índio bom é índio morto” motivaram o MPF a entrar com a ação. Além do pedido de indenização, o MPF pede ainda a condenação por racismo, que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão.

Outro trecho escrito pelo jornalista diz que os índios são “o povo mais primitivo do mundo, nem chegou à Idade da Pedra. Comem cupim. Intimidam até malária! Pigmeus, parecem formigas gigantes e caracterizam-se pela insuportável pneumatose intestinal, o que faz deles companhia deveras desagradável”.

Após um pedido de explicações, o colunista afirmou que o artigo teve apenas caráter humorístico. A ação começou a tramitar na Justiça Federal de Dourados em abril deste ano. Para o órgão, o colunista ofendeu a sociedade após incitar o preconceito.

O jornalista foi demitido logo que o texto gerou polêmica entre os leitores do jornal. O processo corre na Justiça Federal e ainda não há previsão para a data sentença. Clique aqui e confira o texto do jornalista disponibilizado pelo MPF-MS.

Nos siga no Google Notícias