ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF pede regulação de normas em alfândega de Corumbá

Redação | 30/08/2010 14:40

O impasse entre normas de armazenamento de mercadorias destinadas à exportação em Corumbá motivou o Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF/MS) a recomendar à Receita Federal que elabore em 45 dias um documento que oriente e uniformize a armazenagem de produtos fora dos recintos alfandegados.

A falta de normatização, segundo o Ministério Público Federal, dificulta o controle de carga, descarga e armazenamento de mercadorias de empresas privadas fora de recinto alfandegado na fronteira Brasil-Bolívia, que concentra 73% dos despachos de exportação do Centro-Oeste.

O MPF também solicitou que a Cosit Coordenação-Geral de Tributação determine as penalidades aplicáveis em caso de armazenamento irregular (multa, perdimento da mercadoria ou do veículo) e resolva a controvérsia de interpretação das notas técnicas.

Para o Ministério Público Federal, as peculiaridades locais, como falta de infraestrutura e de armazenagem local no Porto Seco não podem servir de justificativa para burla à fiscalização aduaneira, fazendo com que a Receita Federal passe a 'aceitar' o transbordo e armazenagem de mercadorias fora dos recintos alfandegados.

Confusão - Em Corumbá, os recintos alfandegados Agesa e Posto Esdras possuem grande fluxo de mercadorias e pequeno espaço de armazenamento e despacho. Com isso, muitas empresas armazenam produtos destinados ao exterior fora de recintos alfandegados, em instalações de exportadoras e de transportadoras, ou até mesmo nas ruas da cidade.

Sobre essa armazenagem, duas notas técnicas da Receita Federal se contradizem. A SRRF 01/GAB nº 01/2009 afirma que não existe infração se as mercadorias para exportação forem devidamente encaminhadas para o despacho alfandegário.

Já a nota técnica Disit/SRRF01 nº 01/2008, em sentido oposto, defende que as empresas exportadoras de Corumbá não estão habilitadas a receberem e distribuírem mercadorias destinadas à exportação direta. Os produtos devem ficar sob controle da aduana brasileira.

Nos siga no Google Notícias