ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS é o terceiro estado no País com maior índice de pressão alta

Ricardo Campos Jr. | 21/08/2015 17:02
Pressão alta afeta mais os homens em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Pressão alta afeta mais os homens em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior índice de pessoas com pressão alta, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta sexta-feira (21). Conforme o levantamento, a prevalência do problema entre pessoas maiores de 18 anos é de 25,8%. O estudo foi realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com o Ministério da Saúde e utilizou como referência dados de 2013.

O Rio Grande do Sul lidera o ranking com 27% de prevalência. Na sequência vem o Rio de Janeiro com índice de 26,7% de indivíduos que sofrem com a disfunção.

A pesquisa mostra também que a pressão alta afeta mais os homens do que as mulheres no estado. Conforme o estudo, 29,5% da população masculina consultada apresenta o problema contra 22,4% da população feminina que participou das entrevistas.

O levantamento também traça um panorama da pressão baixa. O estado figura em 17º na lista, com prevalência de 6,5% do problema. Encabeçam o ranking estados da região norte: Tocantins (13%), Amazonas (11,9%) e Maranhão (11,2%).

Ainda conforme os resultados, as mulheres sofrem mais com a pressão baixa que os homens em Mato Grosso do Sul. A pesquisa mostra que, no estado, 9,9% das entrevistadas declararam ter a disfunção contra 3,4 da população masculina.

Nos siga no Google Notícias