A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Abril de 2018

23/01/2018 16:44

Mulheres podem fazer gratuitamente preventivo e exame de mamografia

Osvaldo Júnior
Unidade móvel do Sesc destinada a atender mulheres (Foto: Divulgação/Sesc)Unidade móvel do Sesc destinada a atender mulheres (Foto: Divulgação/Sesc)

Mulheres de Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande, podem fazer exames, gratuitamente, até o dia 30 de abril. Os atendimentos, feitos na Unidade Móvel Sesc Saúde, são destinados a pessoas entre 24 e 69 anos. A expectativa é de realização de 3,8 mil procedimentos de Papanicolaou (preventivo) e de mamografia. 

A unidade está no Parque Nelson Tereré (em frente à prefeitura) e o atendimento é das 7h às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira. As mulheres interessadas devem fazer agendamentos nos postos de saúde do município. Serão realizados até 64 exames por dia. 

O gerente do Sesc Saúde, Flavio Queiroz, espera que sejam realizados 1.900 mamografias e 1.900 Papanicolaou durante o período que a unidade permanecerá em Nova Alvorada do Sul. A diretora regional do Sesc, Regina Ferro, acrescentou que o objetivo é possibilitar os atendimentos tanto a moradoras da área urbana, quanto às que residem em assentamentos no entorno da cidade. 

A Unidade Móvel Sesc Saúde foi inaugurdaa em abril do ano passado para atender especialmente ligados à saúde da mulher. Os exames de mamografia serão realizados em mulheres assintomáticas de 50 a 69 anos sem necessidade de encaminhamento médico ou maiores de 35 anos com solicitação do médico e justificativa. Já o exame de Papanicolaou, será realizado em mulheres entre 24 e 64 em atividade sexual, sem necessidade de encaminhamento médico.

O Sesc associou-se ao Hospital do Câncer de Barretos/SP, onde capacitou toda a equipe, adotando os elevados padrões técnicos na realização dos exames. Além disso, os exames de mamografias serão encaminhados para uma central de laudos remotos do Hospital de Câncer de Barretos, que analisará as imagens e emitirão os laudos.

As imagens serão salvas em um DVD e devolvidas às pacientes juntamente com o laudo impresso. Para o Papanicolaou, o Sesc encaminhará as lâminas para laboratórios credenciados para análise, retornando às pacientes por meio de laudo impresso.

Governo compra cinco caminhões de combate a incêndio por R$ 21,7 milhões
O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), divulgou nesta terça-feira (dia 24) a comp...
Casa Civil estuda decreto sobre trabalho intermitente
O governo prepara um decreto para definir trecho da reforma trabalhista. A iniciativa ocorre d​epois que a MP (Medida Provisória) que alterava 17 pon...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions