ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mulheres vivem em média 7 anos mais que os homens em MS, diz IBGE

Mato Grosso do Sul é o décimo estado brasileiro com maior expectativa de vida do Brasil; Segundo da região Centro-Oeste

Yarima Mecchi | 01/12/2016 11:04
Estado está dentro da média brasileira de expectativa de vida. (Foto: Fernando Antunes)
Estado está dentro da média brasileira de expectativa de vida. (Foto: Fernando Antunes)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (1º) as taxas de mortalidade e expectativa de vida do brasileiro. De acordo com o instituto, em Mato Grosso do Sul as mulheres nascidas em 2015 têm expectativa de viver 7,1 anos mais que os homens. Eles devem chegar aos 71,9 anos, elas aos 79.

Segundo o IBGE, em 2015, no Brasil, as mortes de homens concentravam-se no grupo de idade 20 a 24 anos. Um homem de 20 anos tinha 4,5 vezes mais chance de não completar os 25 anos do que uma mulher da mesma idade.

Conforme divulgado, os casos podem ser explicados pela maior incidência dos óbitos por causas violentas ou não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina.

Conforme divulgado, o Estado está dentro da média brasileira com expectativa de vida, média de 75,5 anos. Mato Grosso do Sul é o décimo estado brasileiro com maior taxa de expectativa de vida e o segundo da região Centro-Oeste, perdendo apenas para o Distrito Federal, onde a taxa é de 77,8 anos para os nascidos. No topo da lista está Santa Catarina com 78,7 anos e no final Maranhão, com média de 70,3 anos.

Com comparação ao ano de 1940, Brasil teve um aumento na expectativa de vida de 30 anos, passando de 45,5 anos para 75,5 anos.

Um fator que leva em consideração a expectativa de vida é a nível da mortalidade infantil de uma população como um todo. Mato Grosso do Sul está acima da média nacional no nível de mortalidade infantil, são 14,48% casos a cada mil nascidos, sendo que a nível nacional é menor, 13,82% em mil.

Em relação aos idosos do Estado que completaram 65 anos a expectativa de vida é de 81,6 para os homens e 84,8 para as mulheres, também dentro da média nacional.

Nos siga no Google Notícias