A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/11/2012 13:00

No 1º dia do Enem, candidato nervoso, atrasado e descontração

Neste sábado, provas são de Ciências Humanas e da Natureza. No domingo, a redação

Nadyenka Castro e Mariana Lopes
Candidatos em frente à Escola Joaquim Murtinho. (Fotos: Simão Nogueira)Candidatos em frente à Escola Joaquim Murtinho. (Fotos: Simão Nogueira)

Começou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Campo Grande, neste primeiro dia de provas, teve candidato nervoso, atrasado e universitários levando descontração e tentando ganhar dinheiro.

“Estou nervoso, mas, a expectativa é que tudo dê certo”, afirmou Hebert Almeida, 27 anos, que faz o Exame por incentivo da namorada e quer cursar Direito. Foi ela quem o levou à Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde faz as provas. “Agora é ficar na torcida”, disse Leila da Costa, 33 anos.

Outra candidata a uma vaga no ensino superior, Thaynara de Oliveira Viana, 17 anos, é adventista e só vai fazer a prova no início da noite. Mas, como todos da mesma religião que ela, chegou no horário normal e vai ficar em uma sala separada, à espera da hora da avaliação.

Ela explica que está nervosa e preocupada “se vai dar tempo de fazer a prova”. Ela, que tenta ingressar no curso de Fisioterapia, levou travesseiro “para tentar dormir um pouco”.

Felipe Correa, 25 anos, era um dos poucos tranquilos. Ele chegou dois minutos antes dos portões fecharem. “Eu não sei nem que horas são”, falou, bastante calmo. “Estou tranquilo. O segredo é esse”, declarou o rapaz que chegou ao Centro Universitário Unaes levando só caneta, documento e garrafa de água.

Diferente de Felipe que chegou ‘em cima da hora’, Diennifer de Queiroz Bueno, 16 anos, entrou na Unaes com bastante antecedência, mas, esqueceu documento com foto e não pode fazer a prova. “Menos mal que só estou fazendo como teste. É minha consolação”, lamenta a estudante que mesmo tendo comprado a ‘caneta da sorte’ , ficou sem conhecer a avaliação.


Hebert, Leila e o beijo de boa prova. Hebert, Leila e o beijo de boa prova.
Thaynara levou travesseiro para espantar o nervosismo.Thaynara levou travesseiro para espantar o nervosismo.

Fabrício Benites Ifar,18 anos, chegou à Unaes 10 minutos depois do fechamento dos portões. O jovem não prestou atenção ao ‘horário de Brasília” e quando viu que não poderia fazer o Enem, parecia não acreditar. “Agora, fazer o que? Vou ter que deixar para o próximo ano”, disse.

Descontração - A ‘caneta da sorte’ que Diennifer comprou era vendida por acadêmicos de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que ofereciam também bombom e água e descontraiam os candidatos.

“A gente é experiente em vestibular. Ninguém aqui passou de primeira. A gente acaba dando mais ajuda psicológica do que vendendo”, brincou o estudante Rafael Del Ciampo Silva.

Segurança – Segundo policiais, foram colocados 1,2 mil militares para segurança nos principais locais de prova.  Por enquanto, nada fora do previsto foi registrado.

De acordo com a Folha Online, mais cedo, um boato de que a prova teria sido cancelada circulou pelas redes sociais e preocupou os candidatos. Segundo a assessoria do Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem), a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.

No Estado, mais de 147 mil vão fazer as provas. Neste sábado, os portões foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia pelo horário de Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia de avaliação os estudantes terão 4h30 para responder questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo serão 5h30 para questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito do Exame será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado, no dia 28 de novembro.

Estudantes de Medicina levam descontração aos candidatos.Estudantes de Medicina levam descontração aos candidatos.
Fabrício chegou atrasado. Enem, só ano que vem.Fabrício chegou atrasado. Enem, só ano que vem.


esse povo é engaçado quando tem um show eles dormem na fila até dias mas para uma prova querem deixar para ultima hora
 
claudinei braz em 04/11/2012 12:32:43
Esses candidatos perdidos eu acho um absurdo, no dia do enem eles chegam atrasados, deixam para se preparar e se organizar na ultima hora, bem feito.
 
alessandro silva em 03/11/2012 21:09:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions