A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/01/2014 15:29

Notificações de dengue disparam na Capital e cinco cidades de MS

Edivaldo Bitencourt
Mato e lixo estão assustando moradores da Capital, onde bairros estão com índice de infestação de até 5,3% (Foto: Marcos Ermínio)Mato e lixo estão assustando moradores da Capital, onde bairros estão com índice de infestação de até 5,3% (Foto: Marcos Ermínio)

As notificações de dengue cresceram 177% na segunda semana deste ano em relação a primeira, conforme o boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. Os maiores aumentos ocorreram na Capital e mais cinco cidades do interior.

Nos primeiros sete dias do ano, a secretaria notificou 118 casos da doença no Estado. Nesta semana, já são 328 notificações. Em Campo Grande, onde o índice de infestação está em 2,1%, mais que o dobro do aceitável pelo Ministério da Saúde (1%), foram 195 casos, aumento de 191% em relação aos 67 notificados na semana anterior.

Também houve crescimento expressivo de 133% em Bodoquena (de 3 para 7) e Naviraí (de 6 para 14), de 160% em Rio Negro (de 5 para 13) e de 84% em Corumbá (de 19 para 35). A Cidade Branca também enfrenta um alto índice de infestação.

No entanto, até hoje, conforme a Secretaria de Saúde, não ocorreram mortes no Estado.

Contra dengue, Corumbá vai dobrar valor de multa para “desleixados"
Com 31 casos suspeitos de dengue apenas nas duas semanas do ano, a Prefeitura de Corumbá comunicou que vai desencadear diversas ações para combater o...
Primeiro boletim mostra dengue sob controle na Capital e interior
O primeiro boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde mostra que a dengue continua sob controle em Mato Grosso do Sul. Foram notificados ...


E o poder público vai esperar ocorrer mortes para tomar providências efetivas de prevenção? Por que não criam leis que mexam no bolso (e com valor bem significativo) daqueles irresponsáveis que não cuidam adequadamente do seus quintais e casas em que são encontrados focos do mosquito? Onde estão os agentes de saúde que faziam visitas sistemáticas às residências? Em minha casa as duas últimas visitas foram nos dias 09/07/13 e 31/10/13. Considerando que eu tenho rotineiramente todos os cuidados para a não proliferação do mosquito transmissor, mas alguns vizinhos não, sou uma cidadã em risco de contrair essa maldita doença. Indignada com o descaso daqueles que detêm o poder!!!
 
Maria Medeiros em 19/01/2014 12:28:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions