A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/10/2008 08:13

Nova eleição confirma Célia com maioria de votos na UFMS

Redação

Votação do Coun (Conselho Universitário) confirma vitória da candidata Célia Maria no processo para escolha do reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Dos 36 membros do Conselho, que têm direito a voto, 25 optaram por Célia, que é a candidata do atual reitor Manoel Catarino Peró. O candidato que estava em segundo lugar na disputa, Antônio Osório, teve oito votos, enquanto Jair Vicente ficou com apenas três.

Os membros do Coun foram convocados para a eleição hoje porque a lista encaminhada ao MEC (Ministério da Educação) foi recusada. O Ministério determina que o Coun faça uma eleição, o que não havia sido feito.

O processo para a escolha do novo reitor teve muitos protestos dos acadêmicos, que chegaram a ficar acampados na reitoria da Ufms, em Campo Grande. Eles reivindicam voto paritário, ou seja, que tenha o mesmo peso dos professores. Nos moldes atuais, o voto dos estudantes tem peso um e o dos professores três.

Embora o processo tenha sido cercado de muitas manifestações, na manhã de hoje, a votação do Coun foi tranqüila. Dos 42 integrantes do Conselho, 36 têm direito a voto e a eleição foi realizada à porta fechada na reitoria.

Um telão foi colocado no anfiteatro do CCCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) para que os alunos acompanhassem a votação. No entanto, menos de dez pessoas assistiram o pleito.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions