ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Nove pessoas já morreram este ano por leishmaniose no Estado, diz Saúde

Viviane Oliveira | 26/06/2013 20:03

Nove pessoas já morreram este ano por leishmaniose visceral em Mato Grosso do Sul. Os dados são da Secretaria estadual de Saúde.

Os números da doença têm aumentado no Estado, nos últimos anos. Em 2011, foram 273 casos notificados e 16 mortes confirmadas. Em 2012, foram 330 casos e 20 mortes. Até 15 de maio deste ano, já foram notificadas 80 pessoas e 9 mortes confirmadas por leishmaniose.

Em Campo Grande, segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no ano passado foram confirmados 245 casos, desse número nove pessoas morreram vítima da doença. Em 2011 foram confirmados 202 casos e três pessoas morreram de leishmaniose na Capital.

Em janeiro deste ano, a professora de Educação Física, Juliane Silveira, 29 anos, morreu vítima da doença. Fátima Duarte de Moraes, de 45 anos, moradora do bairro Piratininga, morreu no dia 28 de abril e, conforme a família ela tinha leishmaniose.

Leishmaniose - A leishmaniose é uma doença crônica, causada pelo protozoário leishmania. Comum em cães é transmitida ao homem por mosquitos flebotmíneos que se alimentam de sangue. Nos cães, os principais sintomas são: fraqueza, queda de pelo, febre e feridas.

Na pessoa a doença pode causar lesões no nariz, boca e garganta. Ela também pode afetar o fígado, baço e a medula óssea. Caso não seja tratada pode levar a morte.

Nos siga no Google Notícias