A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/06/2013 20:03

Nove pessoas já morreram este ano por leishmaniose no Estado, diz Saúde

Viviane Oliveira

Nove pessoas já morreram este ano por leishmaniose visceral em Mato Grosso do Sul. Os dados são da Secretaria estadual de Saúde.

Os números da doença têm aumentado no Estado, nos últimos anos. Em 2011, foram 273 casos notificados e 16 mortes confirmadas. Em 2012, foram 330 casos e 20 mortes. Até 15 de maio deste ano, já foram notificadas 80 pessoas e 9 mortes confirmadas por leishmaniose.

Em Campo Grande, segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), no ano passado foram confirmados 245 casos, desse número nove pessoas morreram vítima da doença. Em 2011 foram confirmados 202 casos e três pessoas morreram de leishmaniose na Capital.

Em janeiro deste ano, a professora de Educação Física, Juliane Silveira, 29 anos, morreu vítima da doença. Fátima Duarte de Moraes, de 45 anos, moradora do bairro Piratininga, morreu no dia 28 de abril e, conforme a família ela tinha leishmaniose.

Leishmaniose - A leishmaniose é uma doença crônica, causada pelo protozoário leishmania. Comum em cães é transmitida ao homem por mosquitos flebotmíneos que se alimentam de sangue. Nos cães, os principais sintomas são: fraqueza, queda de pelo, febre e feridas.

Na pessoa a doença pode causar lesões no nariz, boca e garganta. Ela também pode afetar o fígado, baço e a medula óssea. Caso não seja tratada pode levar a morte.

Paciente com leishmaniose há 18 dias espera por vaga em corredor do HU
O motorista Luiz Gustavo Andrade Bandeira, de 37 anos, internado há 18 dias com leishmaniose no corredor do Hospital Universitário, em Campo Grande, ...
Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions