ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Número de afetados diminui, mas alerta por conta da chuva é constante

Caiu para 75 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.

Adriano Fernandes | 21/02/2018 19:37
Panorama do alagamento que tomou conta de alguns dos principais bairros de Aquidauana. (Foto: André Bittar)
Panorama do alagamento que tomou conta de alguns dos principais bairros de Aquidauana. (Foto: André Bittar)

Caiu para 75 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas do início desta semana, no Estado, segundo a Defesa Civil. A estimativa era de 76 mil pessoas afetadas até ontem (20).

O decréscimo é por conta da saída de Batayporã do estado de emergência em vigor na cidade desde o ano passado. Mas o órgão segue em alerta por conta do período mais chuvoso que se estende até, pelo menos o final do mês de fevereiro. 

“O monitoramente ainda é diário e constante, assim como o trabalho de assistência as cidades mais afetadas”, comenta o coronel e coordenador adjunto da Defesa Civil, Fábio Santos Coelho Catarineli.

Os dados abrangem desde casos extremos como de famílias atingidas por alagamentos até de quem tenha sofrido indiretamente com o temporal. 

Em Aquidauana, cidade recordista em chuvas pelo país, nesta terça-feira (20) a estimativa é de que 120 pessoas foram desabrigadas e a cidade ainda padece pela cheia do Rio Aquidauana. No total 40 famílias foram desabrigadas.

Já em Bela Vista, outras 16 pessoas foram desabrigadas e 46 desalojadas (que deixaram suas casas, mas não foram para abrigos). “Esses números são atualizados diariamente conforme a Defesa Civil vai atendo as áreas mais atingidas”, comenta.

Os alertas emitidos aos moradores via celular e que antecipam o risco de temporais, tem se tornado aliado indispensável para os trabalhos de monitoramente. Basta cada morador enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de sua residência para receber os avisos.

Força tarefa – Em Aquidauana, o trabalho para retirar as famílias ribeirinhas foi feito em uma força tarefa que envolveu Defesa Civil, Exército, PMA (Polícia Militar Ambiental), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As regiões mais afetadas foram: bairro Guanandi, região da PMA – antigo zoológico –e colônia Buriti. A expectativa da Defesa Civil é que rio comece a baixar a partir desta quinta-feira (22) caso não chova mais.

Nos siga no Google Notícias