ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

OAB representará contra juiz de MS que autorizou escutas

Redação | 23/06/2010 07:27

Além de denunciar o Brasil à OEA (Organização dos Estados Americanos), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai representar contra o juiz federal Odilon de Oliveira, que autorizou escutas no presídio federal de Campo Grande.

Em entrevista ao Campo Grande News, o magistrado, que é corregedor do presídio, afirmou que a Itália pediu o monitoramento de presos ligados ao tráfico de drogas e armas. A "escuta ambiente" foi permitida para atender um tratado internacional.

A OAB vai denunciar o juiz ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por ter autorizado gravações de áudio e vídeo em parlatórios, que são as salas reservadas a advogados para entrevistas com clientes.

Documentos aos quais o Campo Grande News teve acesso atestam que, a pedido da Procuradoria da República da Itália, foram autorizadas gravações de todas as visitas, inclusive as íntimas.

As gravações - revelam os documentos - foram autorizadas pelo juiz Odilon em despacho do dia 20 de novembro de 2007. A ordem envolvia os italianos Ammirabile Giuseppe e Borelli Salvatore.

As denuncias sobre o presídio federal foram feitas em 2008, após agentes penitenciários federais apontarem a existência de equipamentos para gravações nas celas.

O Ministério da Justiça, em correspondência à OAB, admitiu a existência do sistema de gravação, mas nega que elas captem imagens.

O diretor do Sistema Penitenciário Federal, Sandro Avelar, afirmou ontem que a gravação de conversas entre os presos e seus advogados ocorre com autorização judicial.

"Existem várias razões para que estejamos preocupados em manter disponível o equipamento. Não estamos lidando com seminaristas, mas com criminosos perigosos. Não é impedir o advogado de ter sua prerrogativa", disse Avelar, que se reuniu na tarde de ontem com o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Nos siga no Google Notícias