ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Outono começa esta noite com previsão de geada em maio e junho

Aline Queiroz | 20/03/2011 15:31

Fenômeno La Niña, responsável pelas constantes chuvas, perde força em Mato Grosso do Sul

O outono começa oficialmente em Mato Grosso do Sul às 19h21 de hoje. A estação chega já com alerta para a possibilidade de ocorrer geadas em maio e julho, meses que antecedem o inverno.

Há forte tendência de temperaturas abaixo dos 14º C em abril e de 7º C já no inicio de maio.

O outono é a estação de transição, que mistura condições típicas do fim de verão e as variações intensas de temperatura e umidade do inverno em Mato Grosso do Sul.

É nesta época que são observadas características de uma ou de outra estação, ou seja, mudanças nas condições de tempo, principalmente de março a meados de abril.

Depois tornam-se mais comuns nevoeiros e registros de geadas em locais mais baixos no sul, sudeste e centro do Estado em maio e junho.

Uma variável fundamental para o centro-oeste do Brasil e de Mato Grosso do Sul é enfraquecimento do evento La Nina (resfriamento das águas do pacifico equatorial).

O aquecimento é bastante tênue mas representa o equilíbrio pluviométrico para a região Centro-Oeste, com grande possibilidade de chuva mais irregulares em abril e maio.

La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.

O prognóstico foi traçado pela base meteorológica da universidade Uniderp/Anhanguera.

Nos siga no Google Notícias