A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/12/2009 21:15

Pedrossian culpa Cimi por invasão de índios em fazenda

Redação

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, entrou em contato nesta noite com o Campo Grande News para apresentar sua versão sobre a invasão de índios em sua fazenda Petrópolis, em Miranda. Ele disse que, com o episódio, "estão tentando me transformar em vilão" e culpou o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) pela situação.

Nesta semana, a 1ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) revogou a liminar concedida pelo desembargador Luiz Stefanini e manteve os índios na fazenda dele e de sua filha, Regina Maura Pedrossian.

Foram suspensos os efeitos da decisão monocrática de primeiro grau que determinava a reintegração de posse da área ocupada pelos índios terena. Eles poderão permanecer na área que pertence à aldeia Cachoeirinha.

Um grupo de lideranças das aldeias Cachoeirinha e Lagoinha, de Miranda, veio hoje a Campo Grande denunciar ameaças e pedir apoio contra fazendeiros da região que estariam revoltados com decisão da 1ª Turma do TRF3.

Segundo o grupo, depois que souberam da decisão favorável aos índios, os produtores rurais passaram a fazer ameaças de morte às famílias. Sete pessoas que lideram o movimento de ocupação da área já teriam sido abordados por fazendeiros e recebido aviso dos fazendeiros.

Pedrossian reitera que por trás da invasão em sua propriedade e em outras propriedades do estado está o Cimi. "Esses índios são pacíficos, existe uma conspiração por trás de tudo isso", afirmou o ex-governador.

"Além do Cimi, quem instiga essa situação é o Ministério Público. Tudo que dizem é mentira, nunca fizemos ameaças e nem vamos fazer. Quem nos ameaçam são eles", complementou.

Seu filho Pedro Paulo Pedrossian também telefonou ao Campo Grande News e avisou que quando passa pelos índios tem que se disfarçar, pois se eles notarem quem é ele, certamente irão tomar uma atitude drástica.

"Já ameaçaram pôr fogo na minha casa, querem me pegar. Já fiz boletim de ocorrência na polícia de Miranda, mas ninguém toma providência. A Polícia Federal já faz a proteção dos índios invasores. E quanto a nós, quem nos protegerá?", questiona.

Ainda conforme Pedro Paulo, essa área invadida pelos índios não interessa à família. "Queremos apenas nossa indenização".

"Esse movimento de invasão é orquestrado pelo Cimi, que catequizou nossos índios. Espero que haja uma conscientização para o outro lado da história", concluiu.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions