ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pedrossian culpa Cimi por invasão de índios em fazenda

Redação | 04/12/2009 21:15

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, entrou em contato nesta noite com o Campo Grande News para apresentar sua versão sobre a invasão de índios em sua fazenda Petrópolis, em Miranda. Ele disse que, com o episódio, "estão tentando me transformar em vilão" e culpou o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) pela situação.

Nesta semana, a 1ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) revogou a liminar concedida pelo desembargador Luiz Stefanini e manteve os índios na fazenda dele e de sua filha, Regina Maura Pedrossian.

Foram suspensos os efeitos da decisão monocrática de primeiro grau que determinava a reintegração de posse da área ocupada pelos índios terena. Eles poderão permanecer na área que pertence à aldeia Cachoeirinha.

Um grupo de lideranças das aldeias Cachoeirinha e Lagoinha, de Miranda, veio hoje a Campo Grande denunciar ameaças e pedir apoio contra fazendeiros da região que estariam revoltados com decisão da 1ª Turma do TRF3.

Segundo o grupo, depois que souberam da decisão favorável aos índios, os produtores rurais passaram a fazer ameaças de morte às famílias. Sete pessoas que lideram o movimento de ocupação da área já teriam sido abordados por fazendeiros e recebido aviso dos fazendeiros.

Pedrossian reitera que por trás da invasão em sua propriedade e em outras propriedades do estado está o Cimi. "Esses índios são pacíficos, existe uma conspiração por trás de tudo isso", afirmou o ex-governador.

"Além do Cimi, quem instiga essa situação é o Ministério Público. Tudo que dizem é mentira, nunca fizemos ameaças e nem vamos fazer. Quem nos ameaçam são eles", complementou.

Seu filho Pedro Paulo Pedrossian também telefonou ao Campo Grande News e avisou que quando passa pelos índios tem que se disfarçar, pois se eles notarem quem é ele, certamente irão tomar uma atitude drástica.

"Já ameaçaram pôr fogo na minha casa, querem me pegar. Já fiz boletim de ocorrência na polícia de Miranda, mas ninguém toma providência. A Polícia Federal já faz a proteção dos índios invasores. E quanto a nós, quem nos protegerá?", questiona.

Ainda conforme Pedro Paulo, essa área invadida pelos índios não interessa à família. "Queremos apenas nossa indenização".

"Esse movimento de invasão é orquestrado pelo Cimi, que catequizou nossos índios. Espero que haja uma conscientização para o outro lado da história", concluiu.

Nos siga no Google Notícias