ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

PF faz operação contra organização que causou prejuízo de R$ 350 milhões

Operação Labirinto de Creta, fase II, combate sonegação fiscal em Mato Grosso do Sul e São Paulo

Viviane Oliveira | 28/07/2017 07:22
Carros de luxo apreendidos durante a operação, desencadeada nesta manhã (Foto: divulgação/Polícia Federal)
Carros de luxo apreendidos durante a operação, desencadeada nesta manhã (Foto: divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a segunda fase da Operação Labirinto de Creta, para desarticular organização criminosa que fraudou o Fisco em cerca de R$ 350 milhões. Também participam da ação a Receita Federal e o Ministério Público Federal. O alvo é um grupo de frigorífico. 

Os crimes investigados são: sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato qualificado, fraudes previdenciárias e lavagem de dinheiro. No total, serão cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e empresas ligadas e vinculadas a organização criminosa, nas cidades de Terenos, Campo Grande e São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, a força tarefa foi montada para combater organização criminosas que usam empresas para a sonegação de altos valores, o não pagamento de obrigações previdenciárias e burla direitos trabalhistas de empregados.

A operação de hoje, centrou-se no setor de frigoríficos, mais especificamente em um grupo econômico que apresenta faturamentos elevados, porém com irregularidade nas escriturações contábeis.

Dessa forma, apurava-se o crédito tributário, porém, não era possível reaver os valores sonegados, haja vista o quadro societário pertencer a pessoas sem condições financeiras. Os bens adquiridos, frutos da sonegação fiscal, restavam “blindados” pelos reais proprietários, com a utilização de “laranjas” ou de empresas criadas para este fim.

A primeira fase da operação ocorreu em 2014, quando o foco foi outro grupo empresarial, também no ramo frigorifico. Um dos envolvidos, empresário do ramo, foi condenado a 5 anos e oito meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.

Participam da operação, 100 policiais federais, 18 auditores fiscais e 14 analistas da Receita Federal. O nome da operação faz referência a um labirinto que existia na cidade de Creta, com vários percursos construídos com a intenção de desorientar que os percorria e que abrigava o lendário Minotauro.

Dinheiro dentro de uma Bíblia. (Foto: divulgação/Polícia Federal)
Dinheiro dentro de uma Bíblia. (Foto: divulgação/Polícia Federal)
Dezenas de garrafas de vinho apreendidas. (Foto: divulgação/Polícia Federal)
Dezenas de garrafas de vinho apreendidas. (Foto: divulgação/Polícia Federal)
Nos siga no Google Notícias