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Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/12/2015 08:59

Plano inclui aprendizado e material diferenciado nas escolas indígenas

Leonardo Rocha
Plano Estadual de Educação recebe novos artigos sobre escolas indígenas (Foto: Embrapa)Plano Estadual de Educação recebe novos artigos sobre escolas indígenas (Foto: Embrapa)

O Plano Estadual de Educação, aprovado em dezembro do ano passado, sofreu algumas mudanças para que possa incluir questões referentes às escolas indígenas de Mato Grosso do Sul. Neste novo texto, foram acrescentadas orientações sobre ensino, professores e manterias didáticos diferenciados para atender este público.

Estas alterações na legislação foram sugeridas pelo deputado Pedro Kemp (PT), acatadas pelos colegas do legislativo e sancionadas pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), sendo publicadas hoje (29), no Diário Oficial do Estado.

Foram acrescentados novos artigos na meta 7 do plano estadual, que trata sobre a qualidade da educação, em relação às etapas e modalidades, para que haja melhoria do fluxo e da aprendizagem, com o objetivo de atingir as médias nacionais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

As escolas indígenas terão que ter participação da comunidade sobre o modelo de organização, práticas socioculturais e religiosas, processos e métodos de ensino e aprendizagem, uso de manterias didático-pedagógicos, produzidos de acordo com o contexto sociocultural de cada povo indígena.

A formação dos professores também será específica, sendo que a atividade docente será exercida prioritariamente por professores indígenas, oriundos de sua respectiva etnia. "É preciso, entre outras coisas, garantir na elaboração de políticas públicas a valorização das culturas dos povos indígenas, a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica, o fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena", disse o autor.

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