A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/03/2012 15:58

Polícia Militar Ambiental completa 25 anos de criação na próxima segunda-feira

Francisco Júnior

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais

Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul completa na segunda-feira (19) 25 anos. Várias serão realizadas em todo o Estado para comemorar a data.

A Companhia Independente de Polícia Militar Florestal foi criada pelo Comando Geral da Polícia Militar. Com sede em Corumbá, iniciou suas atividades com apenas 80 policiais militares. Basicamente, o policiamento e a fiscalização destinavam-se a coibir, de forma repressiva, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense, crime ambiental amplamente divulgado pela mídia local, nacional e até internacional, que colocava em dúvida o poder do Estado em manter a ordem no que se referia aos crimes ambientais, pois o órgão anterior perdera a guerra para os chamados “coureiros”.

Em 2000, o nome da Unidade foi mudado de Companhia Independente de Polícia Militar Florestal para Ambiental, por meio do Decreto Estadual 9773/2000, nome mais abrangente que combinava com a fiscalização que sempre fora exercida desde a criação, ou seja, todas as infrações e crimes relacionados ao meio ambiente.

Atualmente enfrentam-se entre outras infrações e crimes ambientais a pesca predatória, mas que a PMA já está conseguindo vencer, com ótimo desempenho preventivo durante a fiscalização em período de piracema e quando a pesca encontra-se aberta, fazendo com que os números de apreensões diminuam a cada ano.

A competência para que a PMA exerça a fiscalização ambiental está prevista na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul.

Além das atividades repressivas, a PMA desenvolve projetos de extrema importância na área sócio-ambiental e de Educação Ambiental, tai como o “Projeto Florestinha e Núcleo de Educação Ambiental.

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais. Na segunda-feira, às 9 horas, cerca de 100 policiais irão doar sangue no Hemosul.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


Trabalhos mais importantes atualmente da PMA é a Educação Ambiental e o Projeto Florestinha, qu atende a crianças carentes e que também fazem Educação Ambiental. Instituição que pensa no futuro. A minimização dos crimes ambientais passa pela Educação.
Conheçam estes projetos, pois vale a pena.

PARABÉNS PMA!!! PARABENS PMA!!!!
 
Bruno Baque em 17/03/2012 04:42:51
MS deve a essa instituição a boa conservação de seus recursos naturais. A Polícia Ambiental é um exemplo de competência na fiscalização. Se não tivesse sido instiuída, talvez, o jacaré do pantanal que quase chegou a extinção na época dos coutreiros tivesse sido riscado do mapa do nosso Estado, com influência nas demais espécies, é claro.
Leio todo dia notícia! no CGNEWS exemplo do trabalho da PMA
 
Bruno Baque em 17/03/2012 04:38:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions