ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Polícia Militar Ambiental completa 25 anos de criação na próxima segunda-feira

Por Francisco Júnior | 17/03/2012 15:58

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais

Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)
Instituição foi criada em 1987. (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul completa na segunda-feira (19) 25 anos. Várias serão realizadas em todo o Estado para comemorar a data.

A Companhia Independente de Polícia Militar Florestal foi criada pelo Comando Geral da Polícia Militar. Com sede em Corumbá, iniciou suas atividades com apenas 80 policiais militares. Basicamente, o policiamento e a fiscalização destinavam-se a coibir, de forma repressiva, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense, crime ambiental amplamente divulgado pela mídia local, nacional e até internacional, que colocava em dúvida o poder do Estado em manter a ordem no que se referia aos crimes ambientais, pois o órgão anterior perdera a guerra para os chamados “coureiros”.

Em 2000, o nome da Unidade foi mudado de Companhia Independente de Polícia Militar Florestal para Ambiental, por meio do Decreto Estadual 9773/2000, nome mais abrangente que combinava com a fiscalização que sempre fora exercida desde a criação, ou seja, todas as infrações e crimes relacionados ao meio ambiente.

Atualmente enfrentam-se entre outras infrações e crimes ambientais a pesca predatória, mas que a PMA já está conseguindo vencer, com ótimo desempenho preventivo durante a fiscalização em período de piracema e quando a pesca encontra-se aberta, fazendo com que os números de apreensões diminuam a cada ano.

A competência para que a PMA exerça a fiscalização ambiental está prevista na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul.

Além das atividades repressivas, a PMA desenvolve projetos de extrema importância na área sócio-ambiental e de Educação Ambiental, tai como o “Projeto Florestinha e Núcleo de Educação Ambiental.

As atividades comemorativas do aniversário serão com trabalhos de Educação Ambiental e sociais. Na segunda-feira, às 9 horas, cerca de 100 policiais irão doar sangue no Hemosul.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário