A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/12/2009 14:40

Portadores do vírus HIV falam de preconceito e superação

Redação

Há 11 anos, a artesã Cleonice Rodrigues dos Santos, 49 anos, descobriu que tem Aids e foi abandonada pelo marido, com quem havia sido casada durante cinco anos.

Ela conta que até dentro da família enfrenta o preconceito, mas quando começou a namorar um homem que também é portador da doença, a vida começou a ficar mais fácil.

Ela tem duas filhas, de 22 e 28 anos, que não têm Aids. As moças moram com Cleonice e ajudam a cuidar dela.

"As pessoas têm muito preconceito. Até dentro da família. Eu tenho um irmão que nem toma no mesmo copo que eu", relata.

A artesã contraiu a doença de um homem casado, com quem tem uma filha. Ao fim do relacionamento, Cleonice conheceu o marido e depois de cinco anos o casal descobriu que ela era portadora.

Cleonice foi abandonada pelo marido e hoje convive com um homem que também tem Aids. Ela foi hoje cedo à Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, onde são realizadas atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O estudante Edivaldo Ribeiro, 27 anos, convive com a doença desde 30 de março de 2007. Depois de alguns exames com resultado negativo para a doença, veio a confirmação.

O jovem diz que não teve um choque porque já cogitava a possibilidade de ter contraído Aids. Ribeiro namora outro rapaz portador da doença e garante que leva uma vida nomal.

"Faço atividades físicas e estudo. Não interfere em nada. Tenho convivência com amigos e a família", completa.

A médica infectologista e coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Gisele Maria Brandão de Freitas, destaca que muitos portadores da doença reclamam do preconceito das pessoas, portanto, as atividades estão voltadas à conscientização e sensibilização da população.

Para Gisele, a falta de conhecimento em relação ao tema reflete o preconceito. "

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions