ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Procon registra no Estado 48 reclamações contra SAC

Redação | 06/02/2009 14:42

Somente este ano, o Procon registrou em Mato Grosso do Sul 48 reclamações de consumidores contra empresas que não respeitam as novas regras para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). A metade das queixas é referente a serviços essenciais como água, energia elétrica, telefonia e transporte.

O superintendente do Procon no Estado, Lamartine Santos Ribeiro, ressalta que para denunciar as irregularidades as pessoas não precisam ir à sede do Procon, basta ligar no telefone 151.

As normas valem para serviços públicos regulados pelo governo federal, como energia elétrica, telefonia, telecomunicações, planos de saúde, bancos e transporte terrestre e aéreo.

A principal mudança é que o cliente não poderá esperar mais que um minuto para falar com o atendente. Com a entrada em vigor do Decreto 6.523/08, em 1º de dezembro do ano passado, ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes.

O serviço deve funcionar todos os dias durante 24 horas. O pedido de cancelamento de um serviço deve ser registrado imediatamente e os efeitos do cancelamento também devem ser imediatos.

Desde maio de 2007 até este mês, o Procon/MS registrou 136 reclamações em relação ao SAC. Desse total, 96 queixas foram referentes ao acesso ao serviço e 23 em relação ao cancelamento de serviços.

O setor de serviços essenciais apresentou o maior número de reclamações, com 63% do total, seguido pela área financeira, que engloba bancos, cartões de crédito, cartão de loja, financeira, seguro e outros contratos.

Nos siga no Google Notícias