ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Professores deixarão alunos um dia sem aula para protestar na quinta-feira

Christiane Reis | 21/09/2016 14:39

Alunos da rede pública de ensino ficarão sem aula nesta quinta-feira (22) por conta do Dia Nacional de Paralisação, convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Segundo o presidente da ACP (Sindicato Campograndense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, na Capital 90% das escolas estaduais aderiram ao movimento, enquanto que na rede municipal não houve adesão de 100% das escolas. “Algumas escolas e alguns Ceinfs (Centros de Educação Infantil) vão aderir”, disse ele, que não soube informar sobre quantas escolas municipais vão aderir ao protesto.

O protesto será em defesa da lei do piso e contra as medidas que atacam os serviços públicos e precarizam o atendimento à população: PLP 257 (limita planos de carreira); PEC 241 (congela o piso do magistério); PL 4567 (desvincula os royalties do petróleo para a educação); Reforma da Previdência e Lei da Mordaça.

Fim de concursos públicos; congelamento de salários e desmonte dos planos de cargos e carreiras; a terceirização da educação, saúde e segurança são algumas das consequências impostas pelo arrocho fiscal previsto no PLP 257/2016. Já a PEC 241 traz medidas ainda mais drásticas como o congelamento por 20 anos dos investimentos em educação e saúde, o que levará ao fim da lei do piso do magistério e o desmonte do SUS.

Campo Grande – Ainda segundo o líder sindical, o movimento vai ocorrer em todo o Estado, mas cada município organizou sua programação. Em Campo Grande a concentração começa a partir das 8 horas na sede da ACP, com participação outros sindicatos da capital.

De lá os trabalhadores saem em passeata pelas ruas do centro da cidade, fazendo o trajeto: Rua 7 de Setembro - Rui Barbosa – Afonso Pena – 14 de Julho – Cândido Mariano – 13 de Maio – 7 de Setembro.

Os professores já paralisaram as atividades outras duas vezes este ano, sendo uma em março, com paralisação de três dias, e outra em abril. À época o pleito era reajuste salarial.

Nos siga no Google Notícias