ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Protestos na Bolívia ameaçam abastecimento de gás

Redação | 09/09/2008 12:30

Protestos contra o governo Evo Morales se espalham pelos departamentos bolivianos governados pela oposição. Grupos contrários ao presidente boliviano anunciaram o fechamento de ligações fronteiriças com o Brasil em Santa Cruz, em Beni e Pando, e a ocupação de postos de alfândega.

Os grupos que bloqueiam as rodovias e tomam instiuições públicas se opõem à nova Constituição, aprovada por constituintes governistas e pendente de referendos, e querem que o governo restitua uma parte do imposto sobre os Hidrocarbonetos (IDH) que foi dirigida ao pagamento da "Renta Dignidad",  pensão paga pelo governo a todos os maiores de 60 anos.

Em Santa Cruz, o representante do comitê cívico, Luis Alberto Áñez, informou que os autonomistas controlam pelo menos 95% das entidades estatais.

Em Tarija, departamento que concentra 60% da produção do gás que vem ao Brasil, a oposição estabeleceu toque de recolher. A Petrobras afirma que a produção de gás não foi atingida. Duas válvulas do gás que vai para a Argentina foram tomadas, porém o abastecimento continua normal.

Bloqueio - Há quinze dias, populações de Villamintes, Yacuiba e Caraparí, bloqueam as fronteiras com Argentina e Brasil, e impedem o ingresso de óleo diesel para consumo agroindustrial e do transporte público de Tarija e Santa Cruz e o translado de GLP (Gás líquido de Petróleo) a essas regiões e a Beni e Pando.

Representantes do setor empresarial boliviano afirmam que os bloqueios às rodovias em quatro regiões do país, põe em risco a produção avícola, oleaginosa, leiteira, e de milho e arroz, e prevêem impactos no abastecimento de farina importada e a consequênte elvação do preço dos pães.

Os exportadores de Santa Cruz calculam perdas de três a quatro milhões de dólares, e a Confederação de Transporte Internacional de Carga afirma que tem 400 caminhões detidos na fronteira.

Em Santa Cruz também estão sitiadas as oficinas da entidade reguladora de terras e da Aduana em Puerto Suárez e Puerto Quijarro.

Governadores de províncias que fazem fronteira com o Brasil alertam para o risco de blackout na região com o desabastecimento de gás.

Até ontem havia 25 pontos de bloqueio que impediam o transporte de Santa Cruz a Cochabamba e a fronteira com o Brasil. Em Porto Soares os militares fazem a segurança do aeroporto e os serviços ferroviários estão interrompidos.

Nos siga no Google Notícias