Puccinelli e secretários entregam certidões para provar “ficha limpa
O governador André Puccinelli (PMDB) e os secretários estaduais apresentaram, na manhã desta terça-feira, as certidões negativas criminais, cíveis e eleitorais para comprovar que possuem “ficha limpa”. A medida é obrigatória e deverá ser apresentada por todos os cerca de 2 mil servidores comissionados até sexta-feira (27).
A apresentação dos documentos ocorreu na Secretaria Estadual de Administração (SAD), no Parque dos Poderes. Segundo Puccinelli, todos os documentos serão publicados no Portal da Transparência do Governo estadual e cumprem as determinações de decreto estadual que regulamentou a aplicação da Lei do Acesso à Informação, em vigor desde maio do ano passado.
- Leia Também
- Projeto propõe exigência de ficha limpa para cargos públicos do Estado
- Aprovada exigência de ficha limpa para todos os cargos públicos
Todos os funcionários públicos estaduais devem apresentar as certidões criminais para comprovar que não possuem nenhum processo na Justiça que desabone a conduta como servidor público. Também devem comprovar que não possuem “ficha suja” na Justiça Cível e Eleitoral.
“Esta medida torna o governo mais transparente”, garantiu Puccinelli. “É um gesto simbólico, não só para o governador, mas para os secretários”, afirmou, ao entregar os documentos.
“Sempre fizemos isso, mas agora vamos oficiar para o conhecimento do cidadão”, disse, já que os documentos serão publicados na internet.
Ele também disse que qualquer entidade ou empresa pública ou privada pode utilizar o portal para divulgar as certidões dos funcionários.