ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Rede estadual terá escolas com novo modelo de ensino médio já em 2018

Reforma do ensino médio deve ser sancionada semana que vem

Leonardo Rocha | 10/02/2017 11:54
Governador durante evento na rede estadual de ensino (Foto: Arquivo)
Governador durante evento na rede estadual de ensino (Foto: Arquivo)
A secretária Maria Cecília Amendola disse haverá escolas com novo modelo no ano que vem (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)
A secretária Maria Cecília Amendola disse haverá escolas com novo modelo no ano que vem (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)
Senador Pedro Chaves adiantou que sanção deve ocorrer na próxima quinta-feira (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Senador Pedro Chaves adiantou que sanção deve ocorrer na próxima quinta-feira (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Governo de Mato Grosso do Sul planeja ter escolas com novo modelo do ensino médio no ano letivo de 2018. A reforma deve ser sancionada na semana que vem pelo presidente, Michel Temer (PMDB), sendo obrigatória a partir de 2019, mas podendo ser implantada antes. Vai ser feito um estudo para adequação tanto na Capital como no interior.

"Vamos esperar a sanção da reforma e depois de entrar em vigor, dar prosseguimento ao planejamento para Mato Grosso do Sul. Nós já teremos no ano que vem, escolas preparadas e capacitadas para atender no novo modelo, que entendemos ser um avanço", disse a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola.

Ela explicou que haverá um estudo para saber qual será a demanda destas escolas. "Ainda está cedo para esta definição, mas já existe na rede estadual o oferecimento, por exemplo, de cursos profissionalizantes, por isso faremos apenas a organização e adequação".

Na reforma do ensino médio, os alunos terão 60% da carga horária com conteúdos obrigatórios e comum em todo país, que se inclui português, matemática, inglês, artes e educação física.

O restante dos 40% da carga horária, chamada de "Itinerários formativos", o estudante escolher entre cinco áreas: linguagens e suas tecnologias, matemática e tecnologias, ciências da natureza e suas tenologias, ciências humanas e sociais aplicadas, além da formação técnica e profissional.

As escolas terão que dispor do conteúdo obrigatório, mas poderão optar pelas cinco áreas ou apenas algumas delas. "Faremos o estudo, teremos escolas com todas as opções e outras com menos, vai depender da demanda", explicou a secretária.

O senador Pedro Chaves (PSC), relator da reforma, ponderou que caberá ao governo avaliar qual será a vocação de cada escola, cidade e região. "Poderá ser feito até pesquisa com os alunos e comunidade escolar, nas cidades de polo industrial, será interessante cursos técnicos direcionados ao setor e no interior até dispor de mais de uma área", avaliou.

Tempo Integral - O Estado vai dispor neste ano de 12 escolas de tempo integral, sendo oito em Campo Grande e quatro no interior do Estado. "Estamos recebendo recursos federais, para esta implantação na rede", confirmou Maria Cecília. De acordo com o senador, já foram repassados ao Estado, R$ 8 milhões para este modelo.

A reforma do ensino médio incentiva a ampliação de escolas em tempo integral, justamente prevendo o aporte financeiro da União, para ajudar os estados. A proposta estabelece que a carga horária deve ser ampliada, progressivamente, até chegar a 1,4 mil horas anuais, sendo que atualmente é de 800 (horas).

Chaves revelou ao Campo Grande News que o presidente (Michel Temer) deve sancionar a reforma, na próxima quinta-feira (16), em solenidade no Palácio do Planalto. "Ele me ligou para agradecer o empenho na relatoria, e falar sobre a alegria em ver o projeto aprovado. Nós representamos bem Mato Grosso do Sul na discussão da questão", pontuou.

Nos siga no Google Notícias