A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

27/03/2008 10:16

Registro de raiva canina faz Corumbá reforçar vacinação

Redação

A Prefeitura de Corumbá, distante 426 quilômetros de Campo Grande, reforçou a vacinação de cães e gatos na cidade por conta da confirmação do 1º caso de raiva canina do ano no município. Em alerta, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) da cidade está fazendo a chamada busca ativa na tentativa de localizar outros animais que tenham sintomas da doença e orientando a população a permitir a vacinação.

No ano passado, foram registrados quatro casos da doença. O primeiro de 2008 foi confirmado por meio de exame no laboratório do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) após suspeita de contaminação em um cão com 4 meses. No bairro onde o caso foi registrado, o CCZ está visitando todas as residências.

Hoje, Corumbá tem cerca de 23 mil cães e, além da população canina do município, a prefeitura tenta articular ação conjunta com a Bolívia na tentativa de evitar novas contaminações.

A raiva é uma doença fatal. Entre seres humanos, as principais fontes de contágio são aos animais domésticos. Os sintomas são salivação em excesso, paralisia muscular e alteração do comportamento.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions