ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Registro de raiva canina faz Corumbá reforçar vacinação

Redação | 27/03/2008 10:16

A Prefeitura de Corumbá, distante 426 quilômetros de Campo Grande, reforçou a vacinação de cães e gatos na cidade por conta da confirmação do 1º caso de raiva canina do ano no município. Em alerta, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) da cidade está fazendo a chamada busca ativa na tentativa de localizar outros animais que tenham sintomas da doença e orientando a população a permitir a vacinação.

No ano passado, foram registrados quatro casos da doença. O primeiro de 2008 foi confirmado por meio de exame no laboratório do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) após suspeita de contaminação em um cão com 4 meses. No bairro onde o caso foi registrado, o CCZ está visitando todas as residências.

Hoje, Corumbá tem cerca de 23 mil cães e, além da população canina do município, a prefeitura tenta articular ação conjunta com a Bolívia na tentativa de evitar novas contaminações.

A raiva é uma doença fatal. Entre seres humanos, as principais fontes de contágio são aos animais domésticos. Os sintomas são salivação em excesso, paralisia muscular e alteração do comportamento.

Nos siga no Google Notícias