A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

11/04/2012 12:20

Relatório do CNJ pede a construção de mais quatro Uneis em MS

Aline dos Santos
Unei Dom Bosco, em Campo Grande, passou por ampliação(Foto: Simão Nogueira)Unei Dom Bosco, em Campo Grande, passou por ampliação(Foto: Simão Nogueira)

Relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) recomenda a construção de mais quatro Uneis (Unidade Educacional de Internação) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a pesquisa “Panorama Nacional – A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação”, feita com base nos dados do programa “Justiça ao Jovem”, as novas unidades deveriam ser construídas em Coxim, Paranaíba, Naviraí e Nova Andradina. Segundo o documento, Coxim está situada a 400 quilômetros das localidades mais próximas que oferecem algum tipo de estrutura socioeducativa.

“Coxim é o principal centro urbano da microrregião do Alto Taquari, formada por oito municípios com população de cerca de 118 mil habitantes. Paranaíba está situada no extremo nordeste do Estado, sendo o principal município das microrregiões de Paranaíba e Cassilândia. A instalação de uma unidade de internação e uma vara especializada atenderia sete municípios e cerca de 135 mil habitantes”, justifica o relatório.

Já Naviraí e Nova Andradina são, respectivamente, o sexto e sétimo municípios mais populosos. Da região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul foi o que apresentou melhor ordenamento regional.

De acordo com o superintendente da Assistência Socioeducativa, Hilton Vilassanti, o plano de expansão inclui a construção de unidades em Jardim, Coxim e Nova Andradina. No entanto, não há previsão do início das obras. Para tirar do papel uma unidade de acordo com os padrões do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o custo é de R$ 7,2 milhões.

Vilassanti salienta que as medidas socioeducativas não têm foco na internação. “É uma medida excepcional”, afirma. Ele lembra que as prioridades são ações como a Justiça Restaurativa e ressocialização. “O adolescente é fruto de um conjunto, onde entra família, educação”, enfatiza.

O relatório do CNJ, cuja equipe veio a Mato Grosso do Sul entre os dias 9 e 13 de maio do ano passado, também apontou lotação de 103% nas Uneis. “As Uneis têm 270 vagas e tinha 271 adolescentes. Vamos ser racionais”, afirma o superintendente.

A Unei Dom Bosco, em Campo Grande, foi ampliada, abrindo 32 vagas. A unidade de Corumbá será inaugurada em breve. Já a nova Unei para Três Lagoas está em fase de licitação.

Mato Grosso do Sul está na lista dos Estados com mais de 90% dos jovens em conflito com a lei sem histórico de evasão. O Centro-Oeste apresenta o menor percentual de ausência da informação nos autos (19%).

O levantamento avaliou sete Uneis em Mato Grosso do Sul. Ao todo, contando com as unidades de semiliberdade, são dez locais onde adolescentes infratores cumprem medidas socioeducativas.

Perfil – O estudo nacional revelou que cerca de 60% dos jovens entrevistados possuem entre 15 e 17 anos e mais da metade não frequentava a escola antes de ingressar na unidade. A maioria dos adolescentes infratores parou de estudar aos 14 anos.

Em relação à estrutura familiar, o CNJ constatou que 14% dos jovens infratores possuem pelo menos um filho, apesar da pouca idade, e apenas 38% deles foram criados pela mãe e o pai. Além disso, 7 em cada 10 adolescentes ouvidos pelo Justiça ao Jovem se declararam usuários de drogas, sendo este percentual mais expressivo na região Centro-Oeste (80,3%).

Raio-x em Uneis revela falta de curso profissionalizante e relato de maus-tratos
A vistoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nas Uneis (Unidade Educacional de Internação) de Mato Grosso do Sul detectou falta de qualificação p...
Professoras da Capital estão entre os 30 melhores educadores de escolas públicas
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (15) os vencedores da etapa regional do 11º Prêmio Professores do Brasil. Duas mulheres d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions