ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ruralistas entregam pedido de socorro ao presidente Lula

Redação | 18/03/2008 18:57

Representantes do setor do agronegócio de Mato Grosso do Sul entregaram nesta terça-feira um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reivindicar atenção à classe produtora do Estado. O documento foi elaborado após discussões entre parlamentares da bancada do agronegócio e representantes da Famasul (Federação a Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Entre as principais reivindicações do setor está a renegociação das dívidas rurais. Os produtores afirmaram que 40% da safra de soja foram vendidos de forma antecipada com preços médios de US$ 13 a saca quando o dólar já estava cotado em R$ 1,68.

Outro problema é o clima, que vai impedir o Estado de conseguir na atual safra alcançar a previsão de produtividade de 2,9 mil quilos por hectares. A ferrugem asiática, mosca branca e doenças no solo contribuem para o problema. A redução deve ser de 27,5% na produtividade.

Para o presidente da Famasul, Ademar da Silva Júnior, os problemas demonstram que o governo federal deve criar uma política agrícola mais justa. Já o deputado Reinaldo Azambuja defende que o presidente Lula priorize o atendimento aos produtores sul-mato-grossenses, considerando que o Estado tem a economia baseada no setor agrícola.

Nos siga no Google Notícias