ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Saúde amplia público alvo da 16ª campanha de vacinação contra a gripe

Alan Diógenes | 02/04/2014 22:44

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (2) que 16ª campanha de vacinação contra a gripe, será realizada entre os dias 22 de abril e 9 de maio em todo o país e o público alvo será ampliado. A vacinação vai incluir na imunização crianças de até 5 anos.

De acordo com o órgão, até 2013, a vacina era aplicada gratuitamente apenas em crianças de seis meses a até dois anos. A meta do ministério é vacinar 49,6 milhões de pessoas durante esta campanha, buscando um número 27% maior do que o que se pretendia alcançar no ano passado, onde foram registradas 31,3 milhões vacinadas.

Segundo o ministério, a vacinação incluirá a faixa etária até menores de 5 anos, porque o grupo representou 26% das internações de 2013, o que levou à ampliação da faixa etária contemplada. Além disso, há o risco de crianças passarem gripe para outros grupos de risco como, por exemplo, pessoas com mais de 60 anos.

Ao todo, foram disponibilizadas 53,5 milhões de doses da vacina para três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Além da inclusão de crianças menores de 5 anos de idade, o aumento da meta se deve à atualização no número de pessoas dos outros sete grupos prioritários: gestantes, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos e mulheres até 45 dias após o parto.

Mortes no Estado - Só neste ano Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande confirmou três óbitos por causa da Gripe A (H1N1). Das mortes confirmadas, duas foram laboratoriais. O terceiro óbito foi confirmado por vínculo epidemiológico. Duas das vítimas eram parentes de primeiro grau, mãe e filho. Outros casos de suspeita da doença também ocorreram no Estado.

Nos siga no Google Notícias