ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sejusp anuncia georeferenciamento on-line em 11 municípios de MS

Jeozadaque Garcia | 27/02/2012 15:19
Novo sistema foi anunciado durante encontro na última sexta-feira. (Foto: Kayke Niz/Sejusp)
Novo sistema foi anunciado durante encontro na última sexta-feira. (Foto: Kayke Niz/Sejusp)

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) anunciou que os 11 maiores municípios do interior de Mato Grosso do Sul, sedes de delegacias regionais e batalhões da polícia militar, terão georeferenciamento on-line a partir de março. O objetivo é utilizar dados estatísticos para reduzir os índices de criminalidade.

O sistema, que será implantado nas cidades de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaiba, Ponta Porã e Três Lagoas, é desenvolvido pela própria secretaria em parceria com o banco de dados do Sigo (Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional) e faz o monitoramento digitalizado a partir de denúncias e ocorrências.

Com isso, as polícias civil e militar terão acesso, de forma on-line, aos crimes cometidos nas cidades, identificando dia, hora, local e principais características da dinâmica do delito.

“Esta fase representa um grande avanço e a partir de agora, os comandantes da PM e os delegados da PC poderão acessar de imediato aos dados, e monitorá-los diariamente, possibilitando o planejamento de ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade mais eficazes”, afirmou o titular da pasta, Wantuir Jacini.

Os servidores que trabalharão com o sistema receberão treinamento a partir do próximo dia 6 de março, em Campo Grande.

Dados - Durante reunião na última sexta-feira (24), a Sejusp apresentou um balanço da criminalidade durante todo o ano de 2011 comparados com o mesmo período de 2010, utilizando como parâmetro a taxa por 100 mil habitantes.

O tipo de ocorrência que registrou maior queda em comparação à 2010 foi o roubo em estabelecimentos comerciais, que tem, todo o Estado, teve baixa de 15,33%. Já o homicídio doloso teve sensível queda, com 0,6%.

Além disso, as ocorrências de roubos de veículos reduziram 3,76% em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o número foi mais significativo, registrando queda de 7,70%.

Nos siga no Google Notícias