ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Sul-mato-grossense terá neste ano o inverno de sempre

Redação | 20/06/2008 18:51

Um inverno a que o sul-mato-grossense está acostumado. Foi dessa forma que a meteorologista do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Cristina Braga Rodrigues, definiu o que está por vir na estação que começa nesta sexta-feira, exatamente às 20h59.

O primeiro dia do inverno chega com uma frente fria na Região Sul trazendo, além de queda de temperatura, chuva para a maior parte do Estado. Os termômetros devem registrar mínima de 12º na segunda-feira, dia 23, em Campo Grande e até 10º na região Sul do Estado, atingido municípios como Dourados e Ponta Porã.

Cátia Cristina explica que não haverá surpresas e o inverno ficará na média dos dados climatológicos colhidos em Mato Grosso do Sul entre 1961 e 1990. Para os leigos, a tendência é de dias quentes, alternâncias de frentes frias, noites geladas e baixa umidade relativa do ar. A umidade, já nesta semana caiu para 30% e só amenizou com a chuva trazida pela frente fria, mas deve voltar a cair.

Porém, a meteorologista afirma que é preciso estudar mais o clima do Estado. Ela informa que, a partir de estudos do Cemtec, será desenvolvido um estudo climatológico dos municípios do Estado.

O objetivo é criar uma referência de meteorologia para o Estado, ferramenta que vai beneficiar diversos setores, em especial, o agrícola.

Novo - O Cemtec será lançado na segunda-feira, dia 23, quando serão detalhados os trabalhos realizados nas quatro estações meteorológicas instaladas em de Aquidauana, Amambaí, Cassilândia e São Gabriel do Oeste.

O Centro vai elaborar boletins diários sobre a previsão do tempo em cada município do Estado. Hoje, essas previsões ocorrem a cada três dias.

Nos siga no Google Notícias