ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Tamanduá retorna à natureza após "visita" a borracharia

Redação | 04/08/2010 16:25

A tamanduá bandeira encontrada na manhã de ontem em uma borracharia da Avenida Gury Marques, nas Moreninhas, foi reintroduzida hoje na natureza por biólogos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) na fazenda Horizonte Azul, em Jaraguari, distante 64 quilômetros de Campo Grande

A fêmea de cerca de 1,20 metro foi além de seus domínios ontem durante sua busca noturna por alimentos e se refugiou embaixo de uma cama utilizada para descanso dos funcionários da borracharia assim que o sol nasceu. Policiais militares ambientais a capturaram e levaram até o Cras.

"O período que os animais permanecem no Cras é relativo ao estado em que se encontram. Como este tamanduá está em perfeito estado, porque foi apenas resgatado na cidade, a soltura é planejada de imediato", explica o biólogo e coordenador do Centro, Elson Borges.

O retorno da tamanduá à liberdade começou logo cedo. Imobilizada pelas patas dianteiras, foi examinada por uma bióloga que fez a retirada de carrapatos para futura análise dos parasitas. Com ajuda de um aparelho, a profissional procurou saber se a fêmea possuía algum chip. Nada foi detectado, o que indica que essa é a primeira vez que o bicho foi capturado.

Em seguida a tamanduá foi colocada em uma caixa especial para transporte e levada a propriedade rural cadastrada para soltura de animais silvestres. O novo local onde o animal foi solto já recebeu cerca de 15 tamanduás, além de outros animais que passaram pelo Centro de Reabilitação.

"Esta área apresenta características ideais para soltura. Aqui existem áreas de preservação, recursos hídricos, além de encontrarmos animais da mesma espécie. Não há presença de caçadores e não está próxima de uma rodovia que apresente risco", conclui Borges.

A aparição de animais silvestres na cidade é rotina semanal no Cras. Segundo os biólogos, a expansão do município contribui para o aparecimento. As luzes, segundo

Nos siga no Google Notícias