ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Termina hoje inscrições de universitários no Projeto Rondon

Ângela Kempfer | 30/03/2012 15:00

O prazo para inscrições no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, voltado às universidades brasileiras, termina hoje (30). As instituições de ensino superior (IES) devem efetivar o seu cadastro com o envio das proposta de trabalho. Este ano o programa será realizado no Pará e no Tocantins a partir do mês de julho. Os trabalhos selecionadas serão conhecidos no próximo dia 25 de abril.

O Projeto Rondon visa a integração social entre estudantes universitários voluntários e as comunidades carentes do interior do país por meio do crescimento sustentável. Segundo informações do Ministério da Defesa, os professores e alunos selecionados ficarão mobilizados durante 17 dias nos municípios realizando ações assistenciais.

O Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon – criado pelo decreto presidencial de 14 de janeiro de 2005 – é que supervisiona as ações do projeto. O grupo é formado por várias instituições públicas como os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, da Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

As operações ocorrem duas vezes ao ano sempre nas férias escolares (janeiro e julho), onde um grupo de cada universidade trabalhará quatro eixos temáticos diferentes a serem incorporados dentro das comunidades. A primeira universidade trabalhará com as questões de cultura; direitos humanos e justiça; educação e saúde. Já a segunda instituição ficará responsável por comunicação; tecnologia e produção; meio ambiente e trabalho.

Ao final da operação é elaborado um relatório com apontamentos e os resultados de cada oficina são apresentados para as instituições e à diretoria do comitê. As capacitações e cursos oferecidos no Projeto Rondon visam também a qualificação das prefeituras e agentes municipais que serão multiplicadores práticos e identificadores dos problemas de cada região.

As inscrições podem ser feitas no site www.projetorondon.pagina-oficial.com/inscricao

Nos siga no Google Notícias