A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/03/2012 15:00

Termina hoje inscrições de universitários no Projeto Rondon

Ângela Kempfer

O prazo para inscrições no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, voltado às universidades brasileiras, termina hoje (30). As instituições de ensino superior (IES) devem efetivar o seu cadastro com o envio das proposta de trabalho. Este ano o programa será realizado no Pará e no Tocantins a partir do mês de julho. Os trabalhos selecionadas serão conhecidos no próximo dia 25 de abril.

O Projeto Rondon visa a integração social entre estudantes universitários voluntários e as comunidades carentes do interior do país por meio do crescimento sustentável. Segundo informações do Ministério da Defesa, os professores e alunos selecionados ficarão mobilizados durante 17 dias nos municípios realizando ações assistenciais.

O Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon – criado pelo decreto presidencial de 14 de janeiro de 2005 – é que supervisiona as ações do projeto. O grupo é formado por várias instituições públicas como os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, da Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

As operações ocorrem duas vezes ao ano sempre nas férias escolares (janeiro e julho), onde um grupo de cada universidade trabalhará quatro eixos temáticos diferentes a serem incorporados dentro das comunidades. A primeira universidade trabalhará com as questões de cultura; direitos humanos e justiça; educação e saúde. Já a segunda instituição ficará responsável por comunicação; tecnologia e produção; meio ambiente e trabalho.

Ao final da operação é elaborado um relatório com apontamentos e os resultados de cada oficina são apresentados para as instituições e à diretoria do comitê. As capacitações e cursos oferecidos no Projeto Rondon visam também a qualificação das prefeituras e agentes municipais que serão multiplicadores práticos e identificadores dos problemas de cada região.

As inscrições podem ser feitas no site www.projetorondon.pagina-oficial.com/inscricao



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions