A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

09/12/2011 21:05

TJ permite a acusado de homicídio responder em liberdade

Paulo Fernandes

Em uma decisão unânime, os desembargadores da 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça) concederam habeas corpus em favor de Marciano do Nascimento Silva, preso preventivamente sob a acusação de homicídio.

A defesa alega que Marciano está sofrendo constrangimento ilegal. Para ela, a manutenção da custódia é medida arbitrária, que fere o princípio da presunção da inocência.

O juízo da 2ª do Tribunal do Júri havia indeferido o pedido de revogação da prisão preventiva, sob o fundamento da garantia da ordem pública, já que Marciano fugiu após o homicídio.

Mas a defesa afirma que Marciano apenas se ausentou do local para proteger a sua integridade física. Ele afirma que recebia ameaças da família da vítima e temia o risco de vingança.

A Procuradoria-Geral de Justiça opinou contra a concessão do habeas corpus, mas o relator do processo, o juiz convocado Francisco Gerardo de Souza, teve entendimento diferente. Ele apontou que o resultado da concreta apuração dos fatos deve mostrar claramente o perigo que a liberdade acarreta à sociedade.

"Destaco, por fim, que muito embora a fuga do distrito da culpa possa realmente ensejar a decretação da custódia preventiva, neste caso, após ter decretada a prisão, o próprio paciente procurou espontaneamente as autoridades policiais e informou nos autos seu novo endereço. Deste modo, ao meu sentir, resta equivocada a presunção de que o paciente pretende furtar-se a eventual e futura responsabilidade penal", disse o relator, que foi acompanhado pelos outros desembargadores.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions